Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: “Marcas com Alma”: o livro que revela o poder das conexões humanas no branding corporativo
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
ComportamentoMundo RH

“Marcas com Alma”: o livro que revela o poder das conexões humanas no branding corporativo

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
18/03/2025
382 Views
18/03/2025

Obra de Maria Brasil traz insights de grandes líderes empresariais e propõe uma nova visão para marcas que querem gerar impacto real e duradouro.

 

Conteúdo
Obra de Maria Brasil traz insights de grandes líderes empresariais e propõe uma nova visão para marcas que querem gerar impacto real e duradouro.A voz dos grandes líderesDa teoria à prática: a metodologia Brand AnatomyPor que você precisa ler este livro?

O que faz uma marca ser verdadeiramente inesquecível? O que separa empresas que apenas vendem produtos daquelas que criam comunidades apaixonadas ao seu redor? No livro “Marcas com Alma”, lançado pela Editora Voo, a autora Maria Brasil convida empreendedores, líderes e profissionais de marketing a refletirem sobre o papel das conexões humanas nas estratégias de branding e como alinhar propósito, cultura e impacto em uma abordagem autêntica.

Com uma trajetória sólida como especialista em branding, professora da ESPM São Paulo e da Universidade Federal da Bahia, e fundadora da Essence Branding, consultoria certificada pelo Sistema B, Maria apresenta um novo olhar sobre a construção de marcas genuínas. Ela defende que não basta ter um propósito bonito no papel – é preciso vivê-lo diariamente em cada decisão e interação com colaboradores e clientes.

“Uma marca com alma entende seu papel no mundo e age de forma consciente sobre o impacto que gera – seja positivo ou negativo. Como uma empresa pode encantar seus clientes se não começa encantando seus próprios funcionários?”, questiona a autora.

A voz dos grandes líderes

Para enriquecer a narrativa, Maria Brasil entrevistou 14 executivos e líderes empresariais que compartilharam suas experiências sobre como transformar marcas em movimentos vivos e conectados à sociedade. Entre os entrevistados estão nomes de peso como:

🔹 Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)
🔹 Luiz Seabra (Natura)
🔹 Diego Barreto (iFood)
🔹 Jaime Basso (SICREDI Vale do Piquiri)
🔹 Janete Vaz (Grupo Sabin)
🔹 Caito Maia (Chilli Beans)
🔹 Tania Kulb (ex-McDonald’s)
🔹 Paul Spiegelman (ex-Stericycle)
🔹 Renato Franklin (Casas Bahia), entre outros.

No livro, os executivos revelam como marcas podem ir além do discurso e criar conexões verdadeiras com clientes, colaboradores e a sociedade.

Um dos grandes destaques da obra é a entrevista com Luiz Seabra, cofundador da Natura, que resume sua visão de forma inspiradora: “Acredito profundamente que uma empresa pode, assim como os indivíduos, ter uma alma que se enriquece e se fortalece”.

Maria ressalta que essa perspectiva dá esperança para a construção de empresas genuínas e sustentáveis, que deixam um legado positivo para as próximas gerações. “Seabra brinca que foi o colaborador número 1 da Natura, que hoje impacta milhões de revendedoras. O que mais me tocou foi a maneira genuína como ele acredita que é possível unir resultados financeiros a um compromisso real com a sociedade”, destaca a autora.

Da teoria à prática: a metodologia Brand Anatomy

Além dos relatos inspiradores, “Marcas com Alma” apresenta a metodologia Brand Anatomy, criada por Maria Brasil para ajudar empresas a compreenderem suas marcas como entidades vivas, capazes de expressar autenticidade e gerar conexões reais.

A abordagem se baseia no conceito de Carl Jung, que define a alma como um repositório de criatividade e significado. Assim como os indivíduos, marcas com alma possuem um propósito profundo e uma identidade clara, capazes de ressoar com seus públicos de forma genuína.

“No Brasil, muitas empresas ainda operam com departamentos isolados, o que dificulta a integração essencial para um crescimento sustentável. Mas temos um diferencial: somos um povo naturalmente agregador e conectado. Se conseguimos criar uma cultura tão rica e diversa, por que não levar esse espírito para dentro das organizações?”, reflete Maria.

Por que você precisa ler este livro?

📌 Se você é empreendedor, entenderá como sua marca pode ir além da oferta de produtos e serviços e se tornar uma referência de impacto positivo.
📌 Se você é líder empresarial, verá como fortalecer sua cultura organizacional e engajar times de forma genuína.
📌 Se você trabalha com marketing e branding, encontrará estratégias para criar marcas verdadeiramente memoráveis e humanas.

Mais do que um livro, “Marcas com Alma” é um chamado para transformar a forma como as empresas se relacionam com as pessoas. A obra é essencial para quem busca inspiração, inovação e propósito no mundo corporativo.

📖 Já disponível nas principais livrarias e no site da Editora Voo!

4 dicas para melhorar a produtividade no home office
A reformulação da política de divulgação de vagas no Lindekin foi uma vitória de todos os brasileiros
6 dicas para conquistar uma vaga de trabalho temporário
Confira os 4 erros mais comuns cometidos em e-mails corporativos
“Excesso de felicidade” nas redes sociais gera frustração; como lidar?
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Grupo HEINEKEN transforma a qualidade de vida dos colaboradores com programa de incentivo a hábitos saudáveis
Próximo Artigo Saúde mental nas empresas: entre responsabilidade e imagem
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

RH em alta: maioria dos colaboradores acredita que o setor impulsiona suas carreiras
Mundo RH
19/05/2025
RH em evidência global: ABRH Brasil celebra o Dia Mundial do Profissional de Recursos Humanos com reconhecimento e protagonismo
Mundo RH
19/05/2025
Prorrogação da NR-1: oportunidade estratégica para fortalecer a marca empregadora e a vantagem competitiva
Artigos
19/05/2025
Kallas Mídia OOH anuncia novas vagas em meio à expansão nacional
Vagas
19/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Comportamento

Especialistas refletem sobre o impacto feminino na educação e cultura

06/03/2024
Dança das cadeirasMundo RH

PicPay reforça estratégia de IA com Sandor Caetano na liderança de dados

21/09/2023
CarreiraComportamento

Cinco dicas para criar o ambiente de trabalho atrativo para a Geração Z

07/08/2024
Mundo RH

78% das empresas sinalizam dificuldades na contratação de profissionais qualificados

18/12/2023

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up