Entrevista

RH da SAP e o segredo para encontrar profissionais alinhados às estratégias de negócios

A tecnologia ajuda o RH a encontrar e engajar os talentos

Diretor de RH da SAP Brasil, Marcelo Carvalho, que é formado em ciências contábeis, iniciou sua vida profissional atuando na área contábil e financeira do Fundo de Pensão na Unisys Brasil, unidade que se reportava à área de benefícios, fato que lhe direcionou para a área de recursos humanos.

Nos Estados Unidos trabalhou com a liderança de RH para a América Latina da Unisys, onde teve a oportunidade de atuar com a área de desenvolvimento de sistemas de RH, e como HRBP pela Unisys.

Com os conhecimentos e a longa experiência adquirida aos longo dos anos, em 2005, entrou para o time da SAP como gerente de RH para a América Latina, empresa que teve a oportunidade de apoiar todas as linhas de negócio, além de uma posição de diretor regional em RH, até chegar a liderar a área de remuneração e benefícios para LAC. Desde 2014, Marcelo Carvalho é o Diretor de RH da SAP Brasil. Conheça agora os desafios, conquistas e algumas das práticas em gestão de pessoas desenvolvidas pelo RH da SAP:

MUNDO RH – Quais foram os seus desafios e conquistas desde que assumiu a área de RH na SAP Brasil?

Marcelo Carvalho – O maior desafio foi o impacto que a mudança na liderança causou na preservação da cultura SAP, principalmente na área comercial, o que resultou em um elevado turn-over. Entre as conquistas, foi ajudar na construção de um time de liderança focado no desenvolvimento de um time de alta performance. Importante também ressaltar várias iniciativas em diversidade e inclusão, programas de qualidade de vida, engajamento e desenvolvimento.

 MUNDO RH – O que mudou na sua maneira de olhar para as pessoas que fazem a diferença na estratégia de negócios da empresa?

 Marcelo Carvalho – O que nos fez ter sucesso, no passado, não necessariamente nos proporcionará sucesso no futuro. Em um ambiente inovador precisamos estar atentos às tendências do mercado e nos adaptarmos para receber as diversas gerações que compõem nosso quadro de talentos.

MUNDO RH – Quais as principais ferramentas de recrutamento e seleção adotadas pela SAP Brasil?

Marcelo Carvalho – Utilizamos nossas soluções Success Factor que proporcionam um processo simplificado e ágil. As oportunidades são divulgadas, interna e externamente, em várias plataformas como o Linkedin.

MUNDO RH – Qual é a avaliação da SAP a respeito do aumento do uso pelas empresas das tecnologias desenvolvidas para selecionar profissionais?

Marcelo Carvalho – Como empresa de inovação, e com um portfólio completo de Recursos Humanos, inclusive recrutamento e seleção, a SAP promove a utilização de tecnologia como instrumento para proporcionar a simplificação e otimização de processos.

MUNDO RH – Qual é a importância do RH estar atento às novas tecnologias voltadas para a gestão de pessoas?

Marcelo Carvalho – O RH precisa acompanhar a transformação digital, que já é uma realidade. Hoje, já existem mais celulares do que pessoas na Terra; 350 bilhões de mensagens são enviadas por dia e 90% dos dados do mundo foram produzidos nos últimos dois anos. Os desafios de RH incluem um ambiente diverso com cinco gerações trabalhando juntas, mais de 1 bilhão de pessoas conectadas em redes sociais, a mudança de 1/3 da força de trabalho composta por empregados eventuais. A tecnologia ajuda o RH a encontrar talentos, engajá-los, manter-se em conformidade com novos requerimentos legais, além de planejar, avaliar e medir a eficiência da força de trabalho.

MUNDO RH – De que forma o RH da SAP busca atrair, reter e desenvolver os seus talentos?

Marcelo Carvalho – Nós buscamos engajar talentos com inovação, oferecendo um ambiente diverso e inclusivo que proporcione desafios e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

MUNDO RH – Qual é o segredo para se encontrar o perfil adequado para acompanhar as estratégias de negócios da companhia?

Marcelo Carvalho – Despertar nos profissionais que almejam ingressar na SAP o interesse por inovação e pelo nosso portfólio através de podcasts com executivos, programas de embaixadores em Universidades, eventos como o SAP Fórum, entre outros. Grande parte de nossa aquisição de talentos vem de recomendação interna, portanto, profissionais com referências que já conhecem nossos valores e cultura.

MUNDO RH – Como o RH da SAP faz para alinhar a comunicação entre os gestores e as suas equipes?

 Marcelo Carvalho – Oferecemos diversos veículos de comunicação tais como: Café da Manhã com a Presidente, All-Hands e Coffee-corners com líderes, comunicados de notícias semanais, nossa plataforma JAM, e reuniões de staff.

MUNDO RH – Quais os atuais investimentos realizados em treinamentos destinados ao desenvolvimento dos colaboradores?

Marcelo Carvalho – Globalmente, a SAP investe cerca de US$100 milhões em desenvolvimento. Nosso programas são globais e contam com treinamentos virtuais e presenciais.

MUNDO RH – Quais foram os impactos para o RH diante da crise econômica, e como a sua gestão buscou encontrar soluções para reverter estes impactos?

Marcelo Carvalho – Apesar da SAP não estar imune à desaceleração da economia, priorizamos reduções em áreas que não tivessem impacto direto em pessoas, preservando o investimento no desenvolvimento e retenção de nossos talentos.

 

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios