Para atrair e reter profissionais, a Asper cria uma cultura corporativa na qual o bem-estar dos colaboradores é uma prioridade
Comprometida em transformar a oferta de trabalho e a reter seus talentos, a Asper, empresa de TI que atua em segurança cibernética, observabilidade, cloud e infraestrutura, criou uma área de Pessoas e Cultura Organizacional, ou People & Culture. Marina Ferreira, sócia da empresa, assume o desafio como vice-presidente da área, e terá como desafio principal a atração e retenção de talentos.
A nova divisão está estruturada em todas as sedes da empresa: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
Marina explica que uma das funções é avaliar o negócio de ponta a ponta, definindo alavancas de maior potencial, que podem e devem ser exploradas na empresa. Além de maior interação para discutir mudanças dentro do ambiente de trabalho, entre os atrativos estão a criação de uma universidade corporativa on-line 100% custeada pela Asper, com capacitações em todas as áreas de conhecimento, ministradas por executivos e empresários do mercado, auxílio-inglês e auxílio-academia.
“No caso da universidade corporativa, oferecemos a possibilidade de estudo com uma carga de 2h semanais. Metade desse tempo pode ser descontado do horário de trabalho. Mas também prezamos muito pelo bem-estar emocional do colaborador e entendemos que cuidar de si é um ponto-chave. Por isso, oferecemos também auxílio-academia mediante apresentação da comprovação da matrícula, com o objetivo de incentivar a todos no processo de saúde e autocuidado”
Ações de comunicação interna e convites para que profissionais se tornem porta-vozes da companhia também têm ganhado forma.
“Nossa ideia é fortalecer na empresa as mudanças que diferenciam a Asper em relação a outras companhias desse setor, e também, criar um ambiente no qual a identidade da companhia seja atraente para os colaboradores de agora e do futuro”, comenta a vice-presidente de Marketing, People and Culture. “É preciso investir nas pessoas que formam o corpo da empresa, consolidar a cultura do grupo empresarial e posicionar a Asper como empresa altamente desejada para se trabalhar no Brasil”.
DNA Asper | Para o primeiro quadrimestre de 2023, a companhia projeta o programa DNA Asper, no qual cada líder tem a oportunidade de avaliar, ao final do mês, os pontos de destaque de seus times dentro da adoção das características definidas como o DNA da empresa.
“Teremos métricas específicas para medir o comprometimento dos colaboradores, mas o principal objetivo é bonificá-los mediante a adoção desse mindset, tanto em pequenas ações como a divulgação da empresa em redes sociais, como em ações mais ‘macro’ como um comprometimento específico e dedicação fora da curva junto a um cliente. Queremos criar a cultura de fazer além do esperado, para que todos tenham a atitude de dono da companhia. Mas para isso, precisamos incentivar e principalmente reconhecer quem tem se dedicado”.
Publicitária, a executiva tem mais de uma década no mercado de tecnologia. Como gerente comercial, passou por empresas de destaque de Brasília, atendendo o Governo Federal em projetos complexos com metas expressivas.
Movimento global | Esse preparo ajuda a formular mudanças dentro da Asper, tudo isso para atender demandas que estão presentes no mercado de tecnologia global. De acordo com números do ISC² (International Information System Security Certification Consortium), por exemplo, a força de trabalho especializada em cibersegurança em todo o mundo precisa crescer cerca de 65% para garantir que companhias tenham proteção adequada contra os diversos tipos de ciberataques – um dos segmentos em que a Asper atua.