Especialista aponta alguns cargos em voga com a mistura das áreas de Marketing e TI
A tecnologia transformou completamente a realidade da área do marketing e da publicidade. Se antes o Marketing era um braço da comunicação, com a tecnologia, ele próprio se ramificou em diversas outras áreas de atuação, transformando-se no Marketing Digital.
Enquanto o Marketing Digital de 10 anos atrás se apoiava em conhecimento de design (para criar banners e anúncios on line) e redação, hoje, ele é também marketing de dados. Ou seja, se apoia no Big Data e em inteligências e plataformas programáticas, automatizadas.
A automatização de processos – jogo das máquinas – é um caminho sem volta. Isso significa que mão de obra qualificada é dispensável? Pelo contrário! A boa notícia para quem pensa em atuar com marketing ou TI é que não faltam hoje opções para profissionais que queiram desbravar as novas oportunidades que o avanço tecnológico proporcionou.
O marketing de dados pode assustar no nome, mas ele comanda campanhas (sejam elas de conteúdo, branding ou com foco em vendas) criadas especificamente para cada indivíduo, de acordo com seu comportamento de navegação e interesses pessoais. Essas informações são armazenadas em bancos de dados administrados por plataformas automáticas que juntas reúnem o Big Data.
Manuel Materon, Diretor de Operações da IgnitionOne para a América Latina enumerou algunscargos que surgiram na sequência do Marketing Digital.
Confira:
Web designer
Desenha interfaces que atraiam o usuário e que, além disso, sejam de uso fácil. Envolve também elaboração de websites.
Especialista em Usabilidade – UX
Deve oferecer uma experiência de utilização de uma página na web como algo intuitivo e de fácil aprendizagem, para que a página tenha fluidez e navegabilidade.
Especialista em SEM – Search Engine Marketing
Deve criar e monitorar campanhas de links patrocinados. Bem como saber avaliar suas métricas e montar novas ações com base em estratégias inteligentes.
Trafficker
Responsável por programar, gerenciar e controlar o tráfego de uma página na web, e encarregado de manter o bom desempenho das redes solucionando rapidamente eventuais problemas.
Especialista em SEO – Search Engine Optimization
Uma das atividades mais importantes de um site. Deve saber como ranquear melhor, como atrair mais acessos, como otimizar o site da melhor maneira, de forma que fique bem ranqueado organicamente nos motores de busca.
Gerente de Comunidades Sociais
Este profissional vai acompanhar as plataformas de redes sociais como LinkedIn, Twitter, Facebook, Youtube, SnapChat, entre outras, para escutar os usuários e traduzir como cada comunidade se sente. Dessa forma, falará sobre a empresa para cada um deles da forma adequada.
BI – Business Intelligence
É a união de TI com negócios. Não basta saber só de tecnologia e sistemas, precisa ter conhecimento em negócios, finanças, administração e gestão.
Data Scientist
Alguém que olhe para dados para encontrar oportunidades e propor ações, ativações e soluções. Um especialista em dados que saiba analisar as informações disponíveis para ativação de campanhas.
Client Services
Este profissional deve traduzir as reais necessidades dos clientes para dentro da empresa; medir custos de implementação e desenhar soluções customizadas.
Growth Hacker
Apesar do “hacker” no nome, não existe nada escuro nessa atividade. O profissional deve usar uma abordagem exclusivamente digital para atingir o mercado, entendendo os hábitos, os comportamentos e as tendências. Sempre muito ligado ao que acontece no momento para criar mensagens persuasivas e inseri-las na rotina dos usuários. Esse profissional é especializado em crescimento rápido para startups.
“Hoje em dia o profissional de marketing digital precisa ter uma formação muito mais analítica e de exatas para poder gerir a quantidade de informações que esse meio gera. Perfis como estatísticos e engenheiros hoje em dia podem ter bastante relevância no marketing Digital”, diz Manuel Materon.