Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Marketing: investimento ou um gasto empresarial?
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Negócios

Marketing: investimento ou um gasto empresarial?

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
28/11/2019
556 Views
26/05/2024
Background vector created by GraphiqaStock - www.freepik.com

Ao longo dos anos, o trabalho como coach empresarial me permitiu perceber que de 100 clientes que nos procuram, 99 têm o mesmo objetivo: implementar estratégias comerciais que funcionem e que os ajudem a vender mais. O discurso acontece de forma sistemática: “coach, precisamos da sua ajuda. Não temos tido sucesso com nossas campanhas de marketing”. Ou então: “nossa publicidade não gera resultados, somente mais gastos e custos”. E ainda “não temos orçamento de uma grande empresa e, por isso, cortamos todas as despesas com publicidade”.

É equivocado comparar pequenas com grandes empresas. As multinacionais investem muito dinheiro em marketing, algumas destinam mais de 20% das vendas líquidas de um determinado produto em diferentes campanhas, veiculadas em comerciais de televisão, rádio, redes sociais, pontos de venda etc. com objetivos claros de construção de marca, introdução de novos produtos, geração de demanda, entre outros.

A realidade da maioria dos donos de negócio de pequenas e médias empresas é bem diferente: gerenciam orçamentos reduzidos para suas campanhas e cada centavo investido realmente PRECISA retornar em vendas adicionais. Não há muito espaço para erros.

No mês passado, minha equipe de marketing fez uma análise criteriosa de 100 materiais de publicidade, de pequenas e médias empresas, veiculadas em importantes jornais e revistas locais, e constatamos que 35% comunicavam somente o logo e telefone, sem diferenciação do serviço ou produto oferecido; 37% forneciam informações pouco claras e/ou apresentavam problemas de diagramação; 3% dos anúncios veiculados continham erros de gramática ou concordância, e somente 25% veiculavam anúncios efetivos com comunicação e diferenciação clara.

Esses dados demonstram que a maioria dos anúncios analisados comunicava coisas básicas, e apenas 1 em cada 4 conseguiu comunicar de forma clara o que a empresa oferecia, despertando a vontade de consumir seus produtos ou serviços. Ou seja, para 75% dessas empresas, essas publicidades terão um retorno bem abaixo do que esperam, e, certamente, o marketing será um gasto e não investimento.

A empresa que não cresce, cedo ou tarde, morre. Infelizmente é assim. Os consumidores irão te esquecer e a concorrência te engolir. Se você quer crescer, a sua marca tem que aparecer por meio de uma comunicação clara sobre o seu ponto de diferenciação, você precisa entregar o que promete, e os consumidores precisam te conhecer. Para que isso aconteça, o marketing é essencial.

Por isso, antes de começar qualquer campanha de marketing e concluir de forma equivocada que é um gasto, pense em 6 pontos fundamentais:
1. Qual o meu objetivo?
2. Que público eu quero alcançar?
3. Em quais veículos vou comunicar?
4. O que é que eu vou comunicar?
5. Que tipo de campanha vou necessitar?
6. Como vou medir o retorno das campanhas?

O marketing bem planejado e bem executado é um investimento que lhe trará mais clientes e vendas. Contudo, é necessário planejamento, estratégias corretas e excelência na execução.

Por Alvaro Oliveira –  Empresário, investidor-anjo em startups e Coach de Negócios.

TOTVS anuncia aquisição da RD Station
Smart Fit inaugura unidade 1000 no México
Por que sua empresa deve olhar para “worklife experience”?
As vantagens do CRM colaborativo para a sua empresa
Empresas que resistem à digitalização perdem mercado e clientes, alerta especialista
TAGS:anúnciobannere-mailmarketingmarketingmundorhpodcastpublicidadepublieditorial
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior A trajetória do maior goleiro da história do Corinthians
Próximo Artigo Além do happy hour: confira 5 boas práticas de gestão que podem mudar sua empresa
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

O desafio invisível que já bate à porta: como o envelhecimento da população exige um novo olhar do RH sobre o futuro do trabalho
Comportamento
11/07/2025
Aprenda Como se Apresentar em uma Entrevista de Emprego
Linguagem corporal pode ser o segredo do seu próximo emprego: veja 5 dicas que impulsionam sua carreira
Carreira
11/07/2025
Com 20 anos de experiência, Isis Evangelista assume liderança comercial da Movecta com foco em expansão nacional da operação de cargas fracionadas
Dança das cadeiras
11/07/2025
Quase metade dos trabalhadores já recusou vagas ou pediu demissão por causa dos benefícios, revela pesquisa
Benefícios
11/07/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Negócios

“Escolha seu futuro”: Nubank estreia primeira campanha nacional em horário nobre na TV

17/09/2021
EmpreendedorismoNegóciosOpiniões

Como ter sucesso profissional no empreendedorismo ou no mundo corporativo?

19/03/2021
Negócios

Lockdown: Quantas pessoas ou empresas vão morrer?

24/05/2020
Negócios

A subutilização da tecnologia está prejudicando a sua performance

04/06/2021

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up