Reconhecida como uma das maiores geradoras de primeiro emprego no Brasil, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s no país, traz como um dos seus principais focos, a inclusão social e diversidade, e por isso, neste dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, reforça a importância da conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidade para as pessoas com deficiência no geral.
Atualmente, o McDonald’s conta com mais de 1500 funcionários com alguma deficiência em seus restaurantes pelo país, sendo que 70% deles são pessoas com alguma deficiência intelectual.
O Atendente de Restaurante, Danilo Belmonte, de 20 anos, tem Síndrome de Down e trabalha há quatro meses no McDonald’s de Santo André, região do ABC, em São Paulo. Em uma sexta-feira à noite, foi ao restaurante para comer um sanduíche e iniciou um papo descontraído com a equipe, que o convidou para fazer parte do quadro de funcionários. “Opa quero sim, meu sonho é trabalhar”, foi o que Danilo, que nunca tinha trabalhado, respondeu. Hoje, diz ter muito orgulho de fazer parte da equipe McDonald’s, que se sente muito útil na função que ocupa e feliz por ter conquistado amigos.
O processo de seleção ocorre por meio de abertura das vagas, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada local de trabalho, sejam restaurantes ou escritórios. O McDonald’s é reconhecido como porta de entrada para o mercado de trabalho, pois não exige experiência profissional anterior. Anualmente, a companhia investe R$ 40 milhões em treinamento e capacitação pessoal no Brasil.