Em 2018 serão 15 mil novas vagas, totalizando 65 mil até 2020
Apesar de o país ter enfrentado um ano especialmente difícil no que se refere à geração de emprego, o McDonald’s Brasil encerra 2017 como um contraponto positivo neste cenário: foram geradas 14 mil vagas para jovens em busca do primeiro emprego. Dessas, 6,8 mil referem-se a novos postos de trabalho, o que representa quase 20 contratações por dia de pessoas entre 16 e 25 anos – a faixa etária que mais sofre com o desemprego do país. Para 2018, a expectativa é de geração de 15 mil vagas, chegando a 65 mil até 2020.
O resultado da empresa em 2017 e a expectativa para os próximos anos ganham contornos ainda mais relevantes se comparados aos últimos dados de emprego divulgados no final do ano passado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população desocupada do país é de 12,6 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 30% são jovens – a maior taxa dos últimos 27 anos e o dobro da média internacional, de acordo com informações da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Reconhecidamente uma das maiores empregadoras de jovens do Brasil e na América Latina, a Arcos Dorados – a maior franquia independente do McDonald’s no mundo e responsável pela gestão da marca em 20 países latino-americanos – abraçou a causa do emprego juvenil e, no final do ano passado, lançou a campanha “Acreditamos nos Jovens”, que reforça o compromisso da companhia em abrir as portas para quem busca o primeiro emprego formal.
Nas redes sociais da marca, o vídeo da campanha chegou a 5 milhões de visualizações em menos de duas semanas. Os comentários postados mostram que o elo entre os jovens e a empresa está cada vez mais forte e muitos deles demonstram, inclusive, ter pretensão em trabalhar no McDonald’s.
“O McDonald’s está e sempre estará de portas abertas para o jovem. Esteja ele em busca de seu primeiro emprego ou não. Tenha ele experiência no setor ou não. Estamos dispostos a investir para desenvolvê-los e prepará-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho”, explica David Grinberg, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s.
Os números da companhia demonstram que poucas empresas poderiam levantar a bandeira do emprego juvenil com tanta legitimidade: nos mais de 900 restaurantes da marca no Brasil, 90% dos funcionários, o equivalente a 22 mil pessoas, têm entre 16 e 25 anos. Metade deles está em sua primeira experiência profissional.
Comandando um restaurante aos 25 anos
Antes de completar 16 anos, Camila Santana da Conceição começou a procurar emprego. No Centro de Apoio ao Trabalhador, teve o primeiro contato com o McDonald´s e ao terminar o ensino médio e completar 16 anos, foi contratada como atendente. Mesmo contra a vontade do pai, ela iniciou sua carreira na empresa.
Com apenas seis meses de empresa, foi promovida a anfitriã e em menos de dois meses passou a treinadora, função que desempenhou durante dois anos. Sempre muito dedicada, começou a sua primeira graduação em Administração de Empresas, com a o objetivo de desenvolver sua carreira dentro do McDonald´s.
Após dois anos e oito meses na companhia, teve sua promoção a gerente de área e hoje em dia, comemora a carreira bem sucedida. “O McDonald´s é um lugar onde se aprende muito. Eu quero continuar aprendendo e crescer sempre mais”, afirma Camila.
Passou a gerente de plantão e neste período conseguiu adquirir um carro e um apartamento, onde mora com o marido e um filho de três anos. Há pouco mais de um ano, quando desempenhava a função de gerente assistente, contribuiu com a abertura do restaurante localizado na Giovanni Gronchi, em São Paulo.
Atualmente, Camila está à frente desta unidade, como gerente de restaurante. E após sua jornada diária, ainda se dedica a uma nova graduação em Design, no período noturno.
“Sou inquieta e gosto de estar sempre em busca de conhecimento. O McDonald´s é uma escola e quero ter uma carreira longa e contribuir para que tenhamos os melhores resultados” complementa ela.
Confiança no jovem
Segundo dados da pesquisa ‘Acreditamos nos Jovens’, feita pela Arcos Dorados, ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior como a principal dificuldade para conseguir trabalho formal. Falta de oportunidade (69%), falta de confiança na sua geração (68%) e dificuldade de transição do ensino médio para o mercado (58%) são as demais causas listadas pelos entrevistados.
Como parte do plano de carreira e também para incentivar o empreendedorismo entre seus colaboradores, o McDonald’s criou o programa Aperte o Play!, uma plataforma que disponibiliza cursos para seus colaboradores nas áreas de tecnologia, finanças e gastronomia, entre outros.
“Queremos incentivar que os nossos funcionários tenham autonomia para escolher qual caminho trilhar. Para nós, o que importa é que enquanto estiverem na empresa, eles tenham a melhor experiência possível. Se saírem, que tenham em sua memória afetiva a companhia que acreditou neles”, afirma Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados.
A primeira iniciativa do programa foi o curso ‘Talentos do Futuro em Tecnologia‘, uma parceria que envolveu a Fundação JP Morgan e o Instituto de Oportunidade Social (IOS). A primeira turma, de 102 funcionários, tem formatura marcada para abril de 2018.