O domínio de outras línguas normalmente é visto como uma vantagem competitiva no momento de conquistar oportunidades profissionais. Em contrapartida, de acordo com dados levantados pelo instituto cultural British Council, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% possuem, de fato, fluência. Ou seja, profissionais que possuem a habilidade no currículo acabam se tornando mais requisitados por empresas nacionais e, principalmente, internacionais.
Neste cenário, em meio a alta competitividade e falta de mão de obra qualificada, Cristiano Soares, country manager da Deel no Brasil, startup líder global em gestão de contratos e pagamentos para times internacionais, lista alguns dos principais benefícios que o domínio da língua inglesa para quem quer se destacar em sua jornada corporativa. Confira:
- Salário mais alto
Segundo o executivo, uma das maneiras mais efetivas de alcançar uma remuneração mais expressiva, é a comunicação em inglês, visto que, a fluência no idioma possibilita o desenvolvimento profissional dentro das organizações e gera mais chances de concorrer a cargos mais altos, por exemplo.
- Oportunidades internacionais
Se você deseja trabalhar para uma empresa de fora do país, dominar o inglês é o primeiro passo. É fundamental que todos os colaboradores presentes em uma empresa global consigam se comunicar entre si. “Muitos gestores desejam contratar brasileiros e a barreira da língua se torna um impeditivo. Então, os brasileiros que possuem a habilidade, ganham vantagem e, é claro, a chance de ganhar em dólar”, pontua Cristiano Soares.
- Aprendizados e networking
“Fala inglês pode alavancar sua carreira e te colocar em contato com profissionais qualificados de todo o mundo”, afirma o country manager. Além do fato do idioma conectar pessoas, também facilita o dia a dia, tornando-se um diferencial na utilização de ferramentas, conceitos e recursos restritos a língua inglesa.