Mesmo com a crise, as contratações não estacionaram. O mercado se mantém agitado porque enquanto há empresas que demitem profissionais devido à queda no faturamento, existem aquelas que aproveitam o momento para ajustar o quadro de colaboradores. Os gestores estão levando em consideração a qualificação, experiência e, principalmente, se o novo integrante pode assumir atividades multifuncionais dentro dos departamentos.
Especialistas cada vez mais estão sendo substituídos por generalistas, uma vez que a globalização colaborou para a disseminação do conhecimento tornando acessível e rápida informações através de curso online e outros milhares de ferramentas que a internet proporciona.
Neste cenário, empresas de executive search estão sendo procuradas para que tragam profissionais que apresentem bons resultados, e de imediato, para seus clientes, sempre prezando pela confidencialidade dos processos.
E para ajudar os profissionais desligados a se recolocarem, ou até mesmo para ajudar essas pessoas a se deparam com uma situação nova, uma vez que dedicarem anos de suas vidas para uma única empresa, a área de inteligência da Gluck Consultoria, por exemplo, desenvolveu uma ferramenta diferenciada denominada Programa de Desligamento Assistido (PDA), que se iguala ao coaching & mentory, porém com diferenciais que atuam de forma eficaz na esfera comportamental, mental e disciplinar para participação em processos seletivos.
É preciso deixar claro que consultorias de RH não podem prometer colocações no mercado, mas sim trabalhar com o profissional para que ele encontre o melhor caminho. Por isso, o coaching como ferramenta de transformação propicia uma melhora na autoestima, resultando em confiança e melhor clareza em como fazer o planejamento para conquistar a recolocação.
Já a parte do mentory é feita por um consultor especialista em recrutamento e seleção que modifica a postura do profissional afim de que a sua imagem seja atrativa e alinhada às expectativas das consultorias e empresas em que ele se apresentar. Durante este processo, outro ponto que ganha atenção é o currículo. São feitos alguns ajustes para que se torne mais objetivo e claro, ajudando a valorizar a informação sobre o candidato além de um preparo especial sobre como se comportar em uma entrevista.
A ferramenta Programa de Desligamento Assistido (PDA) é estratégica também para empresas que pretendem desligar algum colaborador, porque auxilia na blindagem da instituição evitando reclamações e preservando a imagem conquistada ao longo dos anos. Por outro lado, há a demanda por pessoa física que procura o serviço para ajudar na recolocação. Temos cases que, após o profissional passar pelo programa, escolheu entre três empresas para trabalhar porque mudou sua postura física e, principalmente, mental.
Fernando Nunes