Virgilio Marques dos Santos é sócio-fundador da FM2S
No artigo de hoje, analiso os dados da Educação Superior no Estado de São Paulo, disponíveis na Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) do ano de 2020. Apesar da distância temporal, dois anos, é o dado mais recente disponível no site da Fundação.
O objetivo é avaliar qual o perfil do jovem profissional que ainda está em formação, para entender como esse contingente irá contribuir para fechar as lacunas de mão de obra tão discutidas e propagadas pela análise de desemprego e mercado de trabalho. Tal fato é importante, visto que a taxa de desocupação de maio de 2022, dessazonalizada, foi de 9,2%. É a 12ª queda consecutiva, mostrando uma tendência clara de queda.
Segundo a Fundação Seade, havia, em 2020, 2.075.171 matrículas no ensino superior no Estado de São Paulo, um acréscimo de 43.822 matrículas em relação ao ano anterior. As matrículas de 2020 estão distribuídas pelos diversos cursos, conforme a tabela 1. Para fins de simplificação e espaço, optou-se por listar os principais cursos que, somados, representam 59,78% do total de matrículas do Estado.
Curso | Nº de Matrículas | % | % Acum. |
Pedagogia | 190482 | 9,18% | 9,18% |
Direito | 167031 | 8,05% | 17,24% |
Administração | 151991 | 7,33% | 24,57% |
Psicologia | 75465 | 3,64% | 28,21% |
Contabilidade | 70104 | 3,38% | 31,59% |
Enfermagem | 69746 | 3,36% | 34,95% |
Sistemas de informação | 67723 | 3,27% | 38,21% |
Gestão de pessoas | 56449 | 2,72% | 40,94% |
Engenharia civil | 55301 | 2,67% | 43,60% |
Educação física | 42740 | 2,06% | 45,66% |
Medicina | 41882 | 2,02% | 47,68% |
Engenharia de produção | 41191 | 1,99% | 49,67% |
Fisioterapia | 39145 | 1,89% | 51,56% |
Arquitetura e urbanismo | 36862 | 1,78% | 53,33% |
Logística | 36237 | 1,75% | 55,08% |
Farmácia | 34180 | 1,65% | 56,73% |
Nutrição | 32329 | 1,56% | 58,29% |
Medicina veterinária | 30948 | 1,49% | 59,78% |
Na tabela 1, nota-se a predominância da Pedagogia. Se comparada com a Engenharia Civil, o número de matrículas é 4,6 maior. Os cursos que vem em seguida, Direito e Administração, perfazem quase 25% do total. É uma concentração bastante grande nesses três cursos, porque o quarto colocado, Psicologia, tem metade do percentual da Administração.
Se a análise se restringir apenas às engenharias, tem-se 210.871 matriculados. Na tabela 2, estão disponíveis os principais cursos da modalidade.
Curso | Nº de Matrículas | % | % Acum. |
Engenharia civil | 55301 | 26,23% | 26,23% |
Engenharia de produção | 41191 | 19,53% | 45,76% |
Engenharia mecânica | 30413 | 14,42% | 60,18% |
Engenharia elétrica | 19881 | 9,43% | 69,61% |
Engenharia de computação (DCN Engenharia) | 14063 | 6,67% | 76,28% |
Engenharia química | 10783 | 5,11% | 81,39% |
Engenharia de controle e automação | 8127 | 3,85% | 85,25% |
Engenharia ambiental | 4515 | 2,14% | 87,39% |
Engenharia de computação (DCN Computação) | 3394 | 1,61% | 89,00% |
Engenharia eletrônica | 3265 | 1,55% | 90,54% |
Engenharia de alimentos | 3056 | 1,45% | 91,99% |
Engenharia mecatrônica | 2248 | 1,07% | 93,06% |
Engenharia de materiais | 1875 | 0,89% | 93,95% |
Engenharia ambiental e sanitária | 1429 | 0,68% | 94,63% |
Engenharia de software | 1295 | 0,61% | 95,24% |
Engenharia aeronáutica | 997 | 0,47% | 95,71% |
Engenharia agrícola | 890 | 0,42% | 96,14% |
Avaliando a tabela 1 e 2, uma dúvida vem à mente: como está o equilíbrio entre profissionais que estão sendo formados e a necessidade do mercado de trabalho? Será que, na escolha do curso universitário, isso é levado em conta, ou a decisão é tomada por outros fatores como afinidade e disponibilidade.
Como está a demanda pelos profissionais formados?
Para responder esse questionamento, pode-se comparar a demanda de vagas em aberto. Para isso, foi realizada uma busca nos principais portais de emprego do número de vagas em aberto dos principais cursos.
Curso | Infojobs (vagas) | Catho (vagas) | Matrículas | Relação Matrículas/Vaga |
Pedagogia | 557 | 2829 | 190482 | 67 |
Direito | 2599 | 3031 | 167031 | 55 |
Administração | 19594 | 179257 | 151991 | 1 |
Enfermagem | 1216 | 6127 | 69746 | 11 |
Engenharia civil | 1107 | 3365 | 55301 | 16 |
Engenharia de produção | 2635 | 1006 | 41191 | 41 |
Engenharia mecânica | 1618 | 1477 | 30413 | 21 |
Engenharia elétrica | 1596 | 2551 | 19881 | 8 |
Pela tabela 3, observa-se uma diferença muito grande nas relações entre matrículas e vagas. Há valores de 1 matrícula por vaga, como no curso de Administração, até 67, em Pedagogia. Pela relação, Pedagogia é uma formação que colocará os novos formandos em condições mais desafiadoras, pois o número de vagas específicas da área disponíveis é muito menor do que o fluxo de formação anual. E, vale lembrar, que o curso de Pedagogia é um dos que mais forma há um bom período de tempo, não sendo 2020 um caso isolado.
Com esses números, pode-se notar que o mercado de trabalho não é um critério levado em consideração na hora da escolha do curso superior. Entretanto, não é possível afirmar que o tamanho do mercado pode ser inferido pelo número de vagas abertas nos grandes portais.
Quando volto para 2001, ano que prestei vestibular e escolhi Engenharia Mecânica, me recordo que não levei em conta o mercado de trabalho. Meu desejo, para escolha da profissão, era o sonho de projetar máquinas que eu tanto admirava: os aviões. Agora, 2022, vejo que a vida me levou para caminhos totalmente diferentes. E, o que ficou da Engenharia foi a visão de processos e os métodos de solução de problemas, além é claro, da paixão pela Estatística.
Por isso, seria interessante que na época do colégio eu pudesse ter tido um contato maior com as profissões e suas trajetórias. Com as informações certas, minha escolha teria sido mais racional e menos onírica. Deixo claro que não há arrependimentos, pois a flexibilidade do curso que fiz é grande. Mas, o pragmatismo nessas horas poderia ajudar. Indo além, poderia se pensar na criação de políticas públicas para estimular a formação dos profissionais que o país tanto precisa