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Mês das bruxas: investimento em comunicação interna é essencial para evitar que a sua empresa vire um filme de terror

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
16/10/2024
412 Views
16/10/2024

Especialista da Progic indica a importância de ferramentas de comunicação interna para gerar ambientes mais produtivos e engajados.

Segundo uma pesquisa global realizada pela Sodexo, 27% das pessoas apontam que consideram a própria saúde mental como média ou ruim, sendo que 80% delas indicam que o trabalho é uma das principais causas do estresse. Além disso, 10% dizem notar a saúde física prejudicada por causa do trabalho, nesse caso, um pouco mais da metade criticam a falta de tempo para se exercitarem – devido a longas jornadas de trabalho. Com isso, equipes se tornam progressivamente mais cansadas e pouco engajadas, olhando para o próprio trabalho como um pesadelo diário. Por esse motivo, é importante que gestores invistam na criação de uma cultura organizacional baseada em valores de comunidade, apoio e, principalmente, transparência.

Para Igor Vazzoler, CEO da Progic, empresa líder em comunicação corporativa, “investir em programas de bem-estar não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários. Além das campanhas preventivas e do investimento em ferramentas que permitam uma melhor comunicação com os colaboradores, é fundamental que as empresas desenvolvam políticas de inclusão e transparência em liderança e liderados. Isso inclui oferecer apoio emocional e psicológico, bem como criar um guia de conduta para os colegas de trabalho”.

Estudos também mostram que profissionais que se sentem cuidados e valorizados são mais produtivos, engajados e felizes. Segundo a Gallup, por exemplo, empresas que promovem o bem-estar dos funcionários observam um aumento de 21% na produtividade e uma redução de 41% nas faltas. Além disso, um ambiente que valoriza a saúde mental pode reduzir o turnover em até 25%. Nesse cenário, Igor aponta que, além de levar a discussão para os escritórios por meio de ações de endomarketing, como palestras, dinâmicas e workshops, também é importante treinar e engajar as lideranças para que estejam prontas para lidar com situações diversas.

Além disso, investir em soluções que promovem a integração dos processos de comunicação, seja por TV ou outras tecnologias, não só ajudam a manter os colaboradores informados, como também são importantes agentes para a pulverização da cultura organizacional. Utilizando a tecnologia como aliada e aprendendo a incluí-la de maneira saudável no dia-a-dia das companhias, é possível aprofundar conexões, o autocuidado, a liderança humanizada e promover um ambiente transparente – permitindo o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. Hoje, ainda, com a hiperconexão das pessoas, as redes sociais corporativas, como o Caqui, desenvolvido pela Progic, oferecem um conteúdo mais personalizado e trazem o colaborador para o centro da ação – permitindo um maior engajamento e sensação de pertencimento, essenciais para a manutenção de uma cultura organizacional saudável.

Sobre a Progic:

A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 30 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes, como Michelin, Danone, Bauducco e FGV, alcançando diariamente mais de 750 mil pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo e newsletter, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.

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