A Meta Ventures, Corporate Venture Capital da Meta, lançou, no dia 1° de setembro, o Bring Your SaaS 2, uma competição de startups que tem como objetivo identificar e reconhecer os negócios promissores, com alto potencial de crescimento e sinergia com os negócios e clientes da Meta. Podem se inscrever organizações com modelos de negócio SaaS, destinados ao mercado B2B ou B2B2C. A iniciativa está com inscrições abertas até 12 de outubro por meio do site metaventures.com.br.
As startups serão avaliadas por um júri composto por representantes da Meta Ventures, clientes e parceiros e serão levados em consideração os seguintes critérios: Modelo de Negócio; Escalabilidade; Perfil e histórico de equipe; e Impacto potencial. Os três primeiros colocados se tornam candidatos a receber até R$ 1,5 milhão em investimentos da Meta Ventures, além da oportunidade de conexão com a Meta e seus clientes.
“O Bring Your SaaS 2020 foi muito bem-sucedido. Tivemos inscrições de 139 startups, superando em 50% nossa expectativa. Por isso, adiantamos a realização da segunda edição do desafio para o 3° trimestre de 2021, para termos a possibilidade de conseguirmos avançar em negociações com as vencedoras ainda esse ano”, conta Marcio Flôres, Head da Meta Ventures. “Ainda estamos colhendo frutos da primeira edição. Investimos no Dialog, startup vencedora do desafio de 2020 e hoje também anunciamos o investimento de RS 1 milhão na terceira colocada do primeiro Bring Your SaaS, a Manfing. Estamos animados para ver o que vem por aí na segunda edição!” completa Flôres.
O valor do investimento está condicionado à avaliação de mercado e pode variar entre R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão. Ao participar, a startup não fornece nenhuma opção nem direito de preferência à Meta Ventures. Os vencedores serão anunciados após a apresentação de pitches dos finalistas em 27 de outubro.
Para inscrições, regulamento e mais informações acesse: www.metaventures.com.br
1ª edição Bring Your SaaS
A primeira edição do desafio ocorreu no final de 2020 e contou com inscrições de 139 startups, com participantes de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal. A startup vencedora foi o Dialog, um “superapp do colaborador”, que apresenta uma solução mix entre uma rede social corporativa e um hub de soluções de RH.
Em segundo lugar ficou a O2OBOTS, uma “máquina de vendas de seguros” que usa inteligência artificial para negócios via WhatsApp. E em terceiro ficou a Manfing, startup paranaense B2B que tem operação para aplicar Inteligência Artificial no histórico de consumo de clientes, identificando quem são, a probabilidade de retorno, os produtos que mais compram e os adicionais que podem ser oferecidos pelas empresas a esses potenciais compradores.
“Além de investirmos no Dialog como pretendíamos para o vencedor do primeiro Bring Your SaaS, demos um passo adiante no negócio: trouxemos o Dialog para dentro da Meta. A startup desenvolveu o Meta App, nossa plataforma de comunicação interna, que hoje é acessada por mais de 80% da empresa. Pelo canal, nossos colaboradores têm todos os sistemas da Meta reunidos, o que facilita nossa gestão interna, e ainda nos proporciona estar ‘mais perto’ dos nossos profissionais mesmo no modelo híbrido de trabalho, por meio da ‘rede social’ disponível no app”, conta Claudio Carrara, Vice-Presidente da Meta e executivo que lidera a iniciativa da Meta Ventures dentro da empresa mãe.
Meta Lab
O lançamento da segunda edição do Bring Your SaaS ainda revelou mais uma novidade. O evento foi realizado no Meta Lab, espaço da Meta em um dos maiores hubs de inovação do país, o Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS). O prédio abrange uma área de quase 10 mil metros quadrados e estará aberto aos profissionais da consultoria. A iniciativa tem como objetivo expandir o ecossistema de inovação da Meta, a troca de ideias e a busca de soluções no universo da transformação digital, criação de novas tecnologias, aceleradores e produtos, e estimular o networking entre a empresa e outros profissionais inovadores do segmento que frequentam o local.
Segundo Telmo Costa, CEO da Meta, esse é um importante passo para a empresa que chegou no último mês à marca de 2,5 mil colaboradores com previsão de incremento de 80% no faturamento em 2021. “Queremos com o Meta Lab intensificar a inovação, o pensamento criativo e novos negócios para a Meta, estimulando também o empreendedorismo no país”, explica o executivo.