Os OKRs – Objectives and Key Results – auxiliam as empresas a melhorarem seu alinhamento, gestão e propósito
Empresas nascentes em tecnologia seguem modelos de crescimento rápido e gestão inovadora. Popular entre as startups, o método OKR (Objectives and Key Results) as ajuda a manter essas características. Adotado por grandes nomes da área de tecnologia, como Google e Twitter, o OKR nada mais é do que a delimitação de objetivos desafiadores e factíveis, além de resultados chaves elencadas para se chegar ao objetivo principal. A MyTapp, trabalha com o método há cerca de sete meses e já percebeu que o sistema ajuda a criar uma cultura focada em resultados e não em tarefas.
Por meio do MIDITEC, incubadora que apoia a MyTapp, a startup teve contato com a CoBlue, primeira empresa a desenvolver um software para gestão de OKR no Brasil. A primeira conexão entre as duas startups se deu por meio de uma mentoria sobre a metodologia. É dessa forma que a CoBlue inicia o trabalho com seus clientes. “ Precisamos que as empresas entendam o método e delimitem objetivos reais e desafiadores, além de estarem alinhados com o momento da instituição”, explica George Eich, sócio-fundador da CoBlue.
Junto com o trabalho humano, o software auxilia na motivação de equipes, alinhamento de expectativas e crescimento ágil. Baseado na ideologia lean – que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante –, o método funciona para empresas de todos os portes.
Mateus Bodanese, CEO da MyTapp, explica que o OKR tem ajudado a startup a resolver os problemas de priorização de atividades. “Passamos de 10 pessoas para 20 em poucos meses e com isso precisávamos delimitar quais eram os objetivos de cada pessoa e de cada setor. Agora, a cada mês, realizamos uma reunião com todas as pessoas da empresa, onde são apresentados os números gerais e analisados os OKRs. Essa reunião traz uma ótima visão para todos de como está a startup e se a operação está de acordo com o que foi planejado”.