Opinião

Métodos que rendem bons feedbacks

Construa uma Gestão de Gente tão incrível que você tenha certeza de ser uma das melhores organizações para se trabalhar Construa uma Gestão de Gente tão incrível que você tenha certeza de ser uma das melhores organizações para se trabalhar

Sua equipe é transparente com você? Existe uma conversa real sobre o mercado, as oportunidades, atribuições e até mesmo quanto aos perfis de liderança e da organização? Empresas que permitem e incentivam essa sincera avaliação são mais seguras sobre suas políticas, tratativas e cultura de gente. Esse é um sonho meu. Sonho que as empresas estejam preparadas, com líderes maduros, para estimularem seus colaboradores a avaliarem o local de trabalho em portais públicos, fora do seu controle, obtendo um feedback valioso comparado às pesquisas padrões e tradicionais rodas de conversa. E não só isso, estimulem também os liderados a conhecerem o mercado, participarem de entrevistas quando convidados e que conversem abertamente sobre a oferta.

Você pode estar se perguntando por qual motivo incentivaria um colaborador, que já está treinado e conhece os valores da empresa, a procurar novas vagas. Você concorda que se o seu colaborador conhecer o mercado de trabalho, participar de processos seletivos, ele vai escolher estar na sua empresa, ou não? Independentemente da resposta, perceba como esse é um ótimo feedback sobre suas políticas e uma oportunidade incrível de melhoria. Se o colaborador quiser ficar, você saberá que a decisão está sendo boa para ambas as partes, caso ele decida ir, após expor as suas razões, você entenderá se ali não era mais o seu lugar. Ou, ainda, se é uma oportunidade de avaliar como a conduta da empresa levou o colaborador a fazer esta escolha.

É difícil ter essa visão, eu compreendo, quem afinal está pronto para isso? Qual é o percentual das organizações que estão prontas para encorajar, sem medo, seus colaboradores a avaliarem o ambiente de trabalho, fora do seu controle, e a olharem e compararem o mercado? Comece aos poucos a se preparar para isso. Construa uma Gestão de Gente tão incrível que você tenha certeza de ser uma das melhores organizações para se trabalhar. Seja no seu setor, na sua cidade, no seu estado, ou até mesmo no seu país. Você pode escolher fazer isso ou não, mas entenda que não considerar essa escolha hoje, pode significar que ainda há muito a se fazer nesta área.

Em quanto tempo você estará pronto para dizer aos seus colaboradores: “Vão e vejam, avaliem e voltem se eu merecer!”?

Por Janaina Manfredini, especialista em estratégia e gestão


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar