Segundo o livro “25 need to know – key performance indicators”, escrito por Bernard Marr, os indicadores de desempenho (KPIs) podem ser divididos em 4 perspectivas: finanças, clientes, processos internos e colaboradores. No caso das métricas de departamento pessoal (DP), podemos agrupá-las nas duas últimas.
Mas como esses KPIs melhoram as demandas do DP e a gestão dos colaboradores? Por que utilizá-los? Quais são os principais? Neste artigo, responderemos a esses e outros questionamentos. Acompanhe os próximos tópicos!
Como o uso de métricas pode auxiliar o DP
As métricas de departamento pessoal ajudam o DP a aprimorar as práticas e estratégias para entregar os melhores serviços de gestão dos colaboradores. Uma vez que essas métricas revelam o nível de eficiência dos processos, o DP consegue identificar e modificar ações ineficientes.
Além disso, é possível também implementar práticas inovadoras no lugar das que ficaram obsoletas por meio da observação desses indicadores estratégicos.
Quais são as principais métricas de departamento pessoal?
Existem muitos KPIs de departamento pessoal para a mensuração dos mais variados processos. Porém, a seguir, destacamos os principais, ou seja, as métricas que são indispensáveis para o DP.
Custo per capita de benefícios
Os benefícios corporativos são uma excelente estratégia para a retenção e a melhoria do bem-estar dos profissionais internos. No entanto, conceder benefícios gera gastos para a empresa. Sendo assim, o departamento pessoal precisa entender o quanto essa prática pesa no orçamento interno.
Para isso, existe o indicador custo per capita de benefícios. Por meio desse KPI, o DP descobre a quantia financeira consumida pelos colaboradores ao utilizarem os benefícios. Além disso, é possível visualizar se o investimento nessa prática trouxe resultados para os setores internos (como a elevação da produtividade das equipes).
Rotatividade
O indicador de rotatividade, também conhecido como turnover, revela a quantidade de profissionais que são desligados da empresa em relação com os admitidos dentro de um período de tempo. Para obter um recorte mais específico, o cálculo desse KPI pode ser realizado por setor, cargo, idade, grau de escolaridade, gênero etc.
Com base nos resultados, o departamento pessoal consegue identificar padrões ou tendências que elevam o índice de rotatividade. Sendo assim, os gestores podem traçar estratégias para minimizar a taxa de desligamentos.
Uma ação rápida do DP é importante quando esse índice está alto, pois uma taxa elevada de rotatividade gera o aumento dos custos com recrutamento e seleção, treinamento, rescisões contratuais e perda de talentos profissionais.
Absenteísmo
O KPI de absenteísmo expõe o número de colaboradores que se afastaram dos serviços com ou sem justificativas. As principais causas para o absenteísmo são: problemas de saúde física ou emocional, bem como a falta de motivação no trabalho.
Não importa o motivo, esse indicador ajudará a empresa a focar no problema e propor soluções estratégicas. Uma alternativa possível para reduzir os índices de absenteísmo é por meio de políticas de saúde e bem-estar que tenham por intuito a melhoria da qualidade de vida dos profissionais.
Retorno sobre investimentos (ROI)
Para desempenhar bem as suas funções e inovar, o departamento pessoal faz investimentos em tecnologias, estrutura física, material de trabalho etc. Como saber se o capital injetado gerou benefícios financeiros para o setor? Por meio do indicador retorno sobre investimentos – ROI (em inglês, return on investment).
Para entendermos o uso desse KPI na prática, imagine que o RH, em parceria com o DP, implantou um software de admissão. A razão desse investimento é otimizar o envio de documentações e assinaturas de contratos online. Ao utilizar o KPI ROI, o departamento pessoal terá informações sobre:
- Gastos com a fase documental da admissão;
- Tempo consumido entre a entrega dos documentos e a efetivação do colaborador;
- Nível de organização e segurança dos arquivos;
- Nível de satisfação dos contratados em relação ao serviço online.
Com base nesses dados, o DP compreende não só o retorno em termos financeiros, como também a elevação da qualidade, otimização e inovação do processo admissional.
Horas extras X horas trabalhadas
O excesso de horas extras prejudica a empresa em, pelo menos, dois aspectos: gastos financeiros e desgaste da saúde mental dos colaboradores. Para evitar essas consequências, o DP utilizará o indicador horas extras x horas trabalhadas. Diante dessa mensuração, o departamento pessoal entende se existe um excesso de horas extras.
Será mesmo que a carga horária padrão não é suficiente? Talvez sim. No entanto, podem existir pessoas colaboradoras que estendam o período de trabalho sem necessidade, o que poderia ser melhorado com uma gestão de tarefas.
Com a ajuda desse KPI, o DP pode administrar as horas extras. Para isso, algumas empresas adotam um software de controle de jornadas que bloqueia a estação de trabalho assim que finda o período de atividade da equipe.
O desbloqueio para a utilização de horas extras só acontece por meio de uma autorização dos gestores. Essa e outras estratégias podem ser aplicadas com a ajuda dos dados fornecidos pelos indicadores.
Como implantar métricas de DP na minha empresa?
A melhor maneira de implantar métricas de departamento pessoal é por meio de tecnologias de alto desempenho, ou seja, softwares de departamento pessoal. Essas ferramentas são embasadas em sistemas que coletam, gerenciam, analisam e geram relatórios sobre dados dos processos internos.
Entre esses sistemas, podemos citar: inteligência artificial, big data, machine learning e business intelligence. Ao adotar um software, o DP pode personalizar os indicadores para mensurar demandas específicas.
Com essa tecnologia, o departamento pessoal entra na era da transformação digital. O resultado é a eliminação de processos manuais baseados em práticas ultrapassadas que consomem tempo das pessoas colaboradoras e recursos da empresa.
Em vez disso, o DP gerencia as equipes em uma plataforma completa, inteligente e que se integra com outros sistemas de gestão. Com certeza, um software de DP é um parceiro das empresas que desejam se destacar na eficiência do seu departamento pessoal.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.