A prática da atenção plena pode aumentar em até 40% a produtividade.
A incapacidade de lidar com a pressão do ambiente corporativo tem levado muitos funcionários a enfrentarem estresse e ansiedade, e até mesmo a desenvolverem patologias mais graves, como a depressão e doenças cardíacas.
Em meio a esse cenário desafiador, o mindfulness, uma técnica secular, vem ganhando espaço no mercado corporativo, mostrando-se uma ferramenta valiosa para melhorar a saúde física e mental dos funcionários e alavancar a vantagem competitiva das empresas.
“Mindfulness envolve um conjunto de técnicas e atitudes que proporcionam diversos benefícios para os funcionários e para as empresas, podendo ser integradas facilmente na rotina das organizações e praticadas por colaboradores de qualquer área e nível a qualquer momento do dia”, explica Juliana Romantini, treinadora certificada em Medicina do Estilo de Vida, especialista em Mindfulness e criadora do método Prática Integral.
“Mais do que um método de meditação, o mindfulness consiste em cultivar a atenção plena diante de experiências internas e externas, incluindo pensamentos e emoções, a fim de alcançar um estado de equilíbrio que permita ao indivíduo lidar melhor com o estresse e aumentar o bem-estar”, complementa Juliana, que faz da atenção plena um dos pilares da Prática Integral, seu método de treinamento corpo & mente que tem implantado individualmente mas, também, no mundo corporativo.
Tais benefícios são validados por diversos estudos que mostram que a prática de mindfulness pode aumentar até 40% a produtividade e a satisfação no trabalho. Além disso, é um treinamento que contribui para a redução do estresse — que impacta a saúde física e mental dos colaboradores —, melhora o humor e ajuda a liberar o potencial criativo dos indivíduos.
“Equipes que praticam mindfulness tendem a ser mais focadas e criativas e se mostram mais preparadas para desenvolver abordagens mais inovadoras diante dos diversos desafios empresariais. Ao promover a autoconsciência, o mindfulness ainda auxilia na construção de uma mentalidade mais flexível, permitindo que os funcionários reconheçam e regulem suas emoções de forma eficaz, o que é fundamental para manter relações de trabalho mais saudáveis nas empresas”, destaca a coach.
A metodologia também se apresenta como uma ferramenta poderosa para o aprimoramento das habilidades de liderança. “Líderes mindfulness melhoram suas capacidades de planejamento, execução e inovação, mantendo-se mais atentos às habilidades e necessidades de suas equipes, o que beneficia a organização em vários níveis”, explica Juliana Romantini, que reforça: “Investir em mindfulness não é apenas uma estratégia de bem-estar. É uma abordagem eficaz que promove um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo e impulsiona a performance das empresas”.