Entrevista

Minha grande reviravolta na carreira

RH do Grupo Edenred fala da sua paixão pela área de gestão de pessoas 

Há três anos como Diretor de Recursos Humanos no Grupo Edenred, multinacional francesa composta pelas marcas Ticket Serviços, Ticket Log, Accentiv e Repom, José Ricardo Amaro, iniciou sua trajetória profissional como trainee em auditoria na Price Waterhouse, onde absorveu, dentre outras experiências, o grande foco que a organização tinha no investimento em treinamento e capacitação de seus jovens talentos.

José Ricardo Aamaro_RHSua carreira deu continuidade na área de auditoria, atuando como auditor interno dentro de algumas organizações, como: Trading de Suco de Laranja Citromatão, a rede de varejo do Grupo Eldorado (hoje Carrefour), e a multinacional holandesa Philips, onde foi responsável pela Auditoria Interna de algumas unidades de negócio na América Latina, por mais de cinco anos. A experiência acumulada ao longo dos anos alimentou o sonho em atuar na área de gestão de pessoas e, mudar radicalmente de área. O desejo começou a se tornar realidade – quando foi convidado para assumir diretoria interna da da Brasil Telecom, em 2002.

Segundo ele, foi na empresa Brasil Telecom que começou a sua grande reviravolta da carreira, e o que parecia muito improvável, acabou acontecendo de forma surpreendente, acreditem.

Em um determinado dia, a presidente da empresa soube do seu interesse e motivação em trabalhar na área de RH e, com apenas três meses na cadeira de Head de Auditoria, lhe convidou para mudar de área e assumir a Diretoria de Desenvolvimento de RH, para liderar uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, em uma organização com mais de 6 mil colaboradores.

A paixão pela área de RH foi inevitável, cresceu e se transformou em amor. De lá pra cá, antes de chegar no Grupo Endered, também passou pelo Grupo ABC, holding do segmento de comunicação e publicidade.

Acompanhe agora a entrevista e descubra mais sobre o estilo de liderança de José Ricardo Amaro:

MUNDO RH – Aponte o seu diferencial competitivo frente à diretoria de recursos humanos?

José Ricardo Amaro – Eu considero que o meu diferencial competitivo frente à diretoria de recursos humanos é o foco em resultado e a visão sistêmica e holística que a experiência na área de auditoria me proporcionou, pela oportunidade de ter navegado em quase todos os setores da organização e entender melhor as necessidades, escopo e características de cada área de atuação. Outro ponto que eu destaco é a vivência e diversidade conquistada por eu ter atuado em diferentes modelos de gestão organizacional, passando tanto por empresas de culturas familiares quanto multinacionais, além de distintos segmentos, tais como Consultoria, Indústrias, Varejo, Publicidade, Tecnologia e Serviços.

MUNDO RH – Como o seu RH busca se atualizar com as novas ferramentas para gestão de pessoas oferecidas no mercado? 

José Ricardo Amaro – Eu tenho o privilégio de participar de alguns grupos de executivos de Recursos Humanos, onde eu tenho aprendido e compartilhado novas metodologias, tendências, ferramentas e estratégias para gerir pessoas. Também incentivo minha equipe para participar de seminários, workshops e eventos de RH como um todo, fomentando o hábito de trocar experiências com seus pares de mercado. 

MUNDO RH – Descreva uma ação inovadora implementada pelo seu RH que trouxe resultados à organização?

José Ricardo Amaro – Não posso classificar como ação inovadora no âmbito de práticas de recursos humanos, mas posso considerar como ação inovadora para a nossa organização, a implantação da “Academia Edenred” (AE), no conceito de Universidade Corporativa, com foco na plataforma de educação à distância, com um portfólio de conteúdo que abrange desde os treinamentos básicos e mandatórios para todos os colaboradores, quanto às escolas de negócio, de vendas e de competência, treinamentos de produtos, de compliance e código de ética, alcançando inclusive o topo da pirâmide com programas de Desenvolvimento para a Alta Liderança da empresa. A Academia Edenred tem gerado muito conteúdo para nossos colaboradores e foi um case de sucesso destacado e reconhecido por todas as áreas de RH da Edenred a nível mundial.

MUNDO RH – O que tem feito o RH da Edenred para desenvolver e reter os seus talentos? 

José Ricardo Amaro – Um dos pontos mais relevantes para retenção de talentos é proporcionar um modelo justo de oportunidade de carreira, baseado na cultura de meritocracia. Nosso modelo de gestão de talentos está constituído em processos de avaliação de competências, comitês de pessoas para calibração das avaliações, mapeamento de potencial onde medimos profundidade, amplitude e prontidão dos colaboradores, além dos contratos de gestão onde são pactuadas e mensuradas as metas atingidas de cada colaborador.

Oferecemos um pacote de remuneração e benefícios atraente, com um bom programa de previdência privada, um plano de saúde de alto padrão, remuneração variável através do PLR, programa de comissionamento para a força comercial, plano de incentivo de longo prazo para executivos com atribuição de ações do grupo no modelo de “Performance Share”, além de outros benefícios diferenciados, como a política de carros para executivos.

Ainda como estratégia de retenção, acreditamos nos pilares de motivação e reconhecimento. Temos um evento, o “Celebre”, que premia os melhores profissionais e projetos do ano, com grande ênfase nos cinco Valores do Grupo Edenred.

Os destaques na liderança da Edenred também podem ser eleitos para participar do “Talent Week”, programa realizado na França que reúne os maiores talentos dos 42 países onde a Edenred atua; há oportunidades de carreira internacional e desafios da Edenred ao redor do mundo, com incentivo à mobilidade internacional.

O apoio na educação e desenvolvimento também é um elemento importante para a retenção e desenvolvimento dos talentos. Ofertamos subsídios para cursos de especialização e de idiomas, além de programas de pós-graduação em grandes instituições de educação corporativa.

A comunicação transparente e a liberdade de expressão também são valorizadas pelos colaboradores e passa por encontros frequentes da Direção com os jovens e com os novos líderes, a realização de convenções e encontros para alinhamento das estratégias de negócios. 

MUNDO RH – Em se tratando de qualidade de vida, quais ações a empresa desenvolve aos seus colaboradores? 

José Ricardo Amaro – Uma das maiores preocupações da Ticket é a saúde e bem-estar dos colaboradores. Por isso, oferecemos diversos programas internos com a finalidade de conscientizar e incentivar nosso funcionário a adotar um estilo de vida mais saudável. Acreditamos que todas estas ações fazem a diferença na vida de nossos funcionários, seja na sua vida pessoal ou profissional, já que geram satisfação e bem-estar. Dentre os programas internos voltados para saúde e qualidade de vida, temos:

Auxílio-Farmácia

O convênio é oferecido por adesão dos colaboradores. Através deste “cartão farmácia”, os colaboradores podem realizar compras nas farmácias da rede credenciada em todo o Brasil.

Inclusão de cônjuge no Plano Médico

A Ticket permite a inclusão do cônjuge, inclusive o companheiro (a) homoafetivo (a), como dependente do plano de assistência à saúde. 

Programa Futura Mamãe

O Programa Futura Mamãe é um conjunto de benefícios diferenciados para grávidas ou colaboradoras que optaram pela adoção. Ele inclui a isenção de coparticipação nos exames de pré-natal e nas consultas com o obstetra durante a gestação e nos exames e consultas do bebê com o pediatra até completar o primeiro aninho de vida.

Licença Paternidade para 20 dias

Todos os colaboradores têm direito à licença paternidade ampliada, que oferece 20 dias de afastamento do trabalho por motivos de nascimento ou adoção. A empresa é uma das primeiras do mercado a adequar o benefício, que contemplava apenas 5 dias.

 Programa Viva Melhor

O programa Viva Melhor consolida o conjunto de benefícios legais e personalizados que a Ticket oferece para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores dentro e fora da empresa. São ações que vão além das exigências da legislação trabalhista para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Uma Equipe Multidisciplinar de Saúde, formada por profissionais de várias áreas de saúde (médico, nutricionista, educador físico, psicólogo e fisioterapeuta), atua nos dois escritórios principais da Ticket, localizados em Pinheiros e Alphaville. Campanha de vacinação contra o HPV e Todos Protegidos Contra a Gripe

Programa de Check-up Continuado

Os executivos têm direito a um check-up completo em um dos principais hospitais de São Paulo.

Circuito Saúde

A realização do “Circuito” é motivada pela necessidade de entender as reais necessidades de saúde dos colaboradores para proporcionar melhores condições de trabalho, segurança e qualidade de vida. No Circuito Saúde, os colaboradores realizam um mapeamento individual e personalizado de saúde, que permite a identificação de fatores de risco e diagnósticos precoces. Cada colaborador passa em consulta com as seguintes especialidades: Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicóloga, Médica do Trabalho, Enfermeira e Preparador Físico.

Ticket na Medida

Através do “Circuito Saúde”, identificamos alguns colaboradores que apresentam fatores de risco importantes à saúde. A nossa equipe de saúde faz uma nova triagem baseada nestes dados e, a partir deste momento, convidamos estes colaboradores a fim de que eles participem do programa.

De forma geral, todos os participantes do Ticket na Medida aplicam mudanças em suas rotinas alimentares.

Programa de combate ao Tabagismo

Desde 2007, a campanha de Cessação do Tabagismo oferece apoio para os colaboradores e terceiros que querem parar de fumar.

Alimentação Saudável

Nas unidades Alphaville e Pinheiros, há uma “lanchonete móvel” que circula pelos andares da empresa vendendo alimentos frescos, saborosos e com “característica NUTRI”, a fim de proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada todos os dias.

Gym Pass

O convênio com a Gym Pass permite o acesso dos colaboradores a diversas modalidades esportivas em uma rede credenciada de academias com flexibilidade de horários e locais.

Programa Conte Comigo!

Através de contato telefônico, é oferecida uma assessoria para colaboradores em diversas circunstâncias, como: problemas em relações familiares, orientações financeiras, orientações psicológicas, assistência jurídica, entre outros serviços. O programa Conte Comigo é gratuito aos colaboradores, fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e é totalmente seguro e confidencial.

MUNDO RH – Quais são os principais projetos em RH que estão sendo desenvolvidos pela sua equipe?

José Ricardo Amaro – Hoje o RH da Edenred está estruturado para oferecer soluções e gerir todos os subsistemas de RH para as cinco unidades de negócio do grupo, com o apoio das business partners de RH.  Com isso, além de implantar, gerir e zelar pelas políticas e práticas de RH para toda a organização, muitas vezes o RH trabalha em projetos específicos para cada Unidade de Negócio.

Nesse momento, como principais projetos de RH podemos destacar:

  • A finalização do Plano de Sucessão para as posições chaves;
  • A harmonização das políticas de RH e dos benefícios para a Joint Venture constituída no ano passado;
  • O alinhamento de algumas políticas de RH definidas pela matriz na França;
  • O desenvolvimento de um Dash Board com os principais KPIs de RH;
  • O desenho de um novo modelo de Remuneração Variável;
  • O alinhamento cultural em um ambiente formado por uma nova e distinta população;
  • A unificação da Folha de Pagamento para todas as Unidades de Negócio, dentre outros. 

MUNDO RH – Na sua opinião, o que deve pensar um RH sobre os próximos passos a serem dados diante de uma possível retomada do crescimento econômico no Brasil?

José Ricardo Amaro – Com a possível retomada do crescimento econômico no Brasil, as empresas voltarão a investir em suas atividades e isso irá resultar na oferta de novas posições no mercado. Com isso, o RH deve estar atento em relação à questão de reter seus talentos, os quais passarão a ser mais assediados pelo mercado de trabalho. Além disso, os pacotes de remuneração deverão sofrer algumas variações relevantes, decorrente da maior demanda por profissionais de alto desempenho. Isso deve levar os RHs a reverem seus modelos de remuneração para essa camada de profissionais.

MUNDO RH –   Qual é o perfil de profissionais que a empresa busca atualmente no mercado? 

José Ricardo Amaro – Hoje buscamos profissionais com um perfil voltado às principais necessidades dos nossos clientes, com grande viés em tecnologia, inovação, mundo digital e foco em resultado. Procuramos profissionais que demonstrem atitude de dono e com postura proativa que possa trazer novas ideias e formas diferentes do convencional. Habilidade de relacionamento interpessoal e foco em pessoas, continua sendo um atributo essencial para a Edenred. Por fim, buscamos profissionais que demonstrem maior alinhamento e compatibilidade com os nossos cinco valores: Inovação, Espírito Empreendedor, Simplicidade, Performance e Compartilhamento.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios