Opinião

Modelo de gestão moderno pode dobrar o lucro da empresa?

A modernização dos modelos de gestões faz com que as decisões sejam tomadas mais rápidas e sejam mais fluidas

Modelo de gestão moderno pode dobrar o lucro da empresa?Objetivos organizacionais bem definidos e alinhados aos propósitos pessoais dos colaboradores geram mais lucro para a empresa. Não é um simples conceito ou uma frase de efeito. Pude vivenciar a experiência positiva na prática diária da minha atuação como CEO em uma empresa que está há quase 40 anos no mercado, a Beiramar Imóveis.

Ao adotar um novo modelo de gestão para que os colaboradores se sentissem incentivados a progredir na carreira, o desempenho comercial da empresa dobrou. Desde 2018, quando foi implementado o modelo, o volume de locação aumentou 45%, o que fez com que a imobiliária dobrasse a sua margem líquida de lucro. Antes, a empresa adotava o modelo de liderança por comando e controle, mas a empresa conseguiu se transformar utilizando metodologias mais ágeis e se inspirando nas que mais crescem no Vale do Silício, como Google e Spotify.

A modernização dos modelos de gestões faz com que as decisões sejam tomadas mais rápidas e sejam mais fluidas. O primeiro passo do novo modelo de gestão foi mudar o mindset (mentalidade) dos colaboradores.

Nenhuma ação foi realiza no contexto da empresa de forma superficial. Todas as atividades passaram a ter uma preocupação de tornar as experiências mais agradáveis aos colaboradores.

As reuniões ganharam um novo formato. Passaram a ocorrer em lugares diferentes. O objetivo é fazer com que as pessoas queiram estar presentes e estejam engajadas em alcançar os objetivos propostos. Nessas oportunidades, alinhamento necessário é executado e os melhores colaboradores do trimestre são reconhecidos. Depois da implementação desse modelo foi possível observar que um novo clima organizacional, mais saudável e feliz, foi criado na empresa.

Outra medida que ajudou a empresa a obter resultados positivos foi a implementação de “squads”, que proporcionaram mais eficiência ao trabalho realizado na Beiramar e permitiu que todas as habilidades dos colaboradores fossem aproveitadas ao máximo.

Squad é um modelo organizacional muito utilizado por startups e empresas em rápida ascensão que divide os funcionários da empresa em equipes, no entanto, os membros de cada equipe exercem diferentes atividades dentro da organização, mas trabalham em prol de um objetivo específico.

Ao ser adotado este modelo, o trabalho se tornou mais eficiente e isso fez com que a empresa aumentasse a produtividade em 37%.

A ideia foi fragmentar em projetos a forma de estrutura e de gestão. Foram definidos projetos multidisciplinares em que colaboradores de áreas diversas participavam para discutir objetivos. Neste momento, a mudança do modelo de gestão passou a ser mais visível, o que possibilitou transformar isso em um ambiente de construção de ideias. Colaboradores empoderados trazem mais resultados para os clientes e, consequentemente para a organização.

Inovar no modelo de gestão pode ser transformador para a empresa e proporciona aos colaboradores mais motivação para que passem a ter um grande senso de pertencimento à organização. Isso é essencial para o crescimento organizacional.

Pedro Fernandes é o CEO da Beiramar Imóveis. 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios