Carlos Eduardo Cavequi é Gerente de Recursos Humanos da Edenred Brasil
Após o período de pandemia de covid-19, que exigiu de muitas empresas a implementação do modelo home office de trabalho, uma parcela das companhias adotou definitivamente a atuação 100% remota, ou a rotina híbrida, dividida entre prédios comerciais e residências. A Edenred Brasil por exemplo, ampliou a prática do flexplace, que permite aos colaboradores trabalharem alguns dias no escritório e outros em casa ou em qualquer outro local com conexão à internet.
A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação do Grupo, foi pioneira na implementação do home office, em 2005, para sua equipe comercial e, hoje, o cenário do modelo de trabalho da marca e das demais que compõem a Edenred Brasil é de maior flexibilização de espaços e horários, com rodízio de equipes, agendamento de presença no escritório e horários flexíveis.
Apesar de toda a experiências adquirida com o home office e o trabalho híbrido durante a pandemia, as empresas que optarem por mantê-los devem continuar apostando em ações que permitam trocas e experiências positivas entre a empresa e os colaboradores nessa nova fase do mercado de trabalho.
Elenco as que considero mais importantes.
Recursos: forneça os materiais para o trabalho. Isso não inclui apenas os necessários para a execução das tarefas, como um computador, mas também aqueles que simulem o conforto do escritório e façam o profissional se sentir atendido e equipado. Além disso, benefícios corporativos que contribuem para o pagamento de despesas relacionadas ao dia a dia de trabalho garantem mais qualidade nos serviços contratados pelos funcionários para suas residências – como internet e conexão telefônica.
Alinhamento: manter o foco da equipe é essencial. E para isso, os times precisam ter clareza com relação às estratégias e obrigações de cada um. Institua reuniões de alinhamento com periodicidade e pré-definida e garanta que a rotina não sobreponha esses compromissos.
Comunicação: estimule a proximidade entre gestores e equipes, seja por conversas formais que auxiliem o desenvolvimento e mantenham todos alinhados, como as informais, que promovam empatia entre os membros do time. O sucesso da empresa depende da confiança de seus funcionários nela e nas lideranças que a representam. Ainda, mantenha uma comunicação transparente e clara, em canais oficiais.
Clima: assim como em qualquer modelo de trabalho, mas especialmente no home office e no híbrido, líderes não devem exercer mais gestão baseada em controle e comando, mas com base nas entregas de resultados. É preciso confiar que todos entendem as suas responsabilidades. Valorize a qualidade e assertividade nas entregas e o atendimento aos prazos estabelecidos. Na Edenred Brasil, por exemplo, medimos o “Índice de Confiança” com pesquisas de clima organizacional e damos muito valor aos resultados obtidos.
Educação corporativa: ofereça treinamentos on-line para toda a equipe e estimule a participação, especialmente de cursos e palestras de produção própria e que transmitam os valores da empresa e demonstrem a preocupação com a evolução do funcionário. Programas de desenvolvimento e capacitação são fundamentais para garantir as melhores práticas e performance dos profissionais.