Publieditorial
Tendência

Moradia, qualidade de vida e bem-estar, descubra a relação entre eles

Sua casa precisa ser um local que proporcione conforto e faça você se sentir bem

Qualidade de vida é algo muito buscado atualmente, seja no sentido pessoal ou profissional. O que muitas pessoas nem imaginam é que sua moradia está diretamente relacionada a sensação de bem-estar. Para alguns, um apartamento perto do Centro já será motivo suficiente para ficar tranquilo.

No entanto, o conceito muda de pessoa para pessoa e leva em conta questões e gostos pessoais. Então, podemos dizer que o ambiente influencia como você se sente em determinado lugar.

A casa é o local em que você passa a maior parte do tempo

Se fizer uma análise rápida de sua rotina, vai perceber que existem dois ambientes em que passa mais tempo, sua casa e seu trabalho. Escolher um ambiente de trabalho que proporcione qualidade de vida já virou algo natural. Você com certeza observa isso ainda na entrevista de emprego.

Mas por que motivo isso vem sendo deixado de lado na hora de escolher um imóvel? Às vezes, por questões financeiras, você acaba por se contentar com aquilo que cabe no seu bolso.

E se sua casa é um dos lugares que você passa a maior parte do tempo, o que acontece se essa moradia não lhe faz bem? Simples, você passa a se sentir irritado, cansado e cada vez mais deseja se manter longe daquele local.

Se identificou algum desses sinais, é hora de pensar em algumas coisas, como: se mudar ou fazer pequenas mudanças dentro da sua casa.

Fatores que ajudam a tornar a moradia sinônimo de bem-estar

Muitas pessoas acabam desenvolvendo aquela vontade de se manter longe de casa, e isso acontece quando bem-estar e qualidade de vida não são proporcionados pela moradia.

Na hora de comprar ou alugar, você pode levar em conta alguns fatores, que vão ajudar a manter estes três fatores unidos, como:

  1. Boa localização

Casas para alugar em Florianópolis ou outras regiões brasileiras precisam ter uma boa localização. Isso significa que, não importa o bairro escolhido, é essencial que seja fácil para você se deslocar para o trabalho, para a escola ou faculdade, para saídas com os amigos, perto de supermercados e outras facilidades.

Mesmo quem tem carro precisa estar atento a tudo isso, para que a rotina de sair e voltar para casa não se torne algo muito cansativo. Uma dica legal para quem trabalha em uma cidade e mora em outra, é escolher imóveis perto das principais rodovias e estradas.

  1. Tamanho do imóvel

O tamanho do imóvel também pode dar dor de cabeça e tornar o local desagradável para você. O ideal é que atenda suas necessidades e em nenhum momento você se sinta muito apertado ou solitário em um grande espaço.

Apartamentos menores são perfeitos para quem vai viver sozinho, mas desde que tenham móveis funcionais. Já as casas maiores podem ser mais indicadas para as famílias.

  1. Serviços que chegam até a região

Nada mais desagradável do que estar em um lugar que não oferta aquilo que você precisa. Antes de se mudar, é preciso verificar quais serviços chegam até a região que lhe agradou. Seu provedor de internet, TV a cabo e telefonia, luz, água encanada e até coleta de lixo.

Verifique também se esses serviços funcionam bem, ou se há certa instabilidade.

  1. Segurança

A segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a escolher determinado imóvel. Tanto que as casas e apartamentos em condomínio têm sido muito procuradas nas imobiliárias.

Você quer ter a garantia de que pode sair de seu lar tranquilamente, sem riscos de assalto. Inclusive, essa ideia de segurança se torna ainda mais importante para quem tem filhos.

A grande vantagem dos condomínios – e que explicar o aumento da procura por estes imóveis – está no fato de terem portaria 24h e vigilância, o que torna um pouco mais difícil o acesso de pessoas estranhas.

  1. Momentos de lazer

Estar em casa significa que você deseja descansar e viver momentos de lazer, sozinho ou com os familiares. É indicado que sua casa ofereça opções, que permitam você se sentir à vontade sem precisar gastar mais por isso.

Inclusive porque o lazer está diretamente relacionado com a qualidade de vida. Então, se sua casa não consegue proporcionar isso, pode se tornar um lugar que faz você se sentir mal.

Os condomínios novamente saem na vantagem, pois podem ter piscina, espaço para crianças, academia, salão de festas e outras facilidades. No entanto, se você escolher um imóvel que fique próximo a shoppings, parques, praças e restaurantes, já proporcionará ótimos momentos de lazer.

  1. Como é a vizinhança

Cada pessoa tem um estilo de vida e, dependendo da vizinhança de determinada região, pode acabar lidando com alguns conflitos. Verifique quais são as regras, principalmente quem vai morar em condomínio, assim evita criar problemas e até inimizades com os vizinhos.

O bom senso também é importante aqui. Algumas regrinhas básicas de convivência não devem ser ignoradas. Por exemplo, você sabe que a TV não precisa estar no último volume e que depois de determinado horário é indicado conversar um pouco mais baixo e não buzinar o carro.

A ligação entre qualidade de vida, bem-estar e o local em que você mora

Qualidade de vida e bem-estar são situações proporcionadas por diversos fatores ligados ao seu dia a dia. E, como você percebeu, estão sim diretamente ligados à sua moradia. Principalmente por se tratar de um local em que você passa boa parte dos momentos, seja sozinho ou com familiares.

Se uma casa proporciona alegria, vontade de estar ali e cuidar daquele espaço, estará, ao mesmo tempo, gerando sentimentos positivos, ligados ao bem-estar e consequentemente contribuindo para aumentar sua qualidade de vida. É algo que lhe deixa feliz e aumenta sua energia.

No caso contrário, se estar em casa é algo negativo, que gera sentimentos ruins, é natural que você se sinta estressado. Com isso, a moradia deixou de ser um sinônimo de descanso e relaxamento e passou a ser um fator estressante.

Você percebeu o quanto sua casa ou apartamento é importante em sua vida? Quem diria que um imóvel pode interferir na sua qualidade de vida e até no quanto você está estressado! Então, cuide bem do seu lar e sempre busque por um lugar que atenda todas as suas necessidades.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios