Como isso pode fazer a diferença em seu ambiente profissional e pessoal?
Entender a diferença entre motivação e incentivo é um processo fundamental que vai te ajudar em seu processo evolutivo, facilitando assumir responsabilidades e ainda ser colaborativo. Você se tornará uma referência e uma pessoa importante em qualquer lugar ou corporação. Motivação é algo apenas seu, que vem de dentro. São os motivos pessoais, que lhe estimulam a ação. Motivação = MOTIVO + AÇÃO.
Nenhuma outra pessoa é capaz de te motivar. O verbo ‘automotivar’ é um exemplo de redundância. NINGUÉM, a não ser você mesmo, pode te motivar, uma vez que essas razões são muito pessoais. Para desenvolver a sua motivação é preciso realmente compreender o todo, tomar suas próprias decisões e agir da maneira adequada para trilhar o caminho em direção ao sucesso e à conquista dos seus sonhos.
Se você deseja terminar um livro, precisa fazer um trabalho, iniciar uma dieta, começar um novo treino, essa tarefa é somente sua. Para isso, reflita sempre e com profundidade sobre o que te move à ação. Faça uma lista de agentes internos que te fazem despertar pelas manhãs e que te impulsionam a conquistar seus desejos e ambições durante o dia.
Serão esses motivos que te fortalecerão e te manterão de pé nos momentos de crise ou desafios que passamos pela vida. A mudança que você deseja parte de você mesmo!
Incentivo, por sua vez, é aquilo que leva uma pessoa a desejar ou a fazer algo. É tudo o que vem de fora, interferindo em mim, e que me leva a agir. É o combustível para minha motivação.
Ao compreender essa diferença de maneira clara, assuma suas responsabilidades e não delegue sua motivação a quem quer que seja, pois ela começa dentro de você. Somos responsáveis por nossas escolhas, ações e como influenciamos as pessoas ao nosso redor. Ao mesmo tempo, devemos prestar mais atenção a como os outros nos influenciam também. As atitudes são o incentivo, o combustível que pode provocar meu MOTIVO + AÇÃO.
Não se deve depender de incentivos para tomar certas atitudes. Não é correto esperar por algo ou alguém para ser impulsionado em direção à mudança. Nunca dependa de ninguém para mudar. Seja Exemplo!
Por Gustavo Hohendorff, consultor comportamental