Mesmo vivendo em isolamento social, o movimento de demissões e contratações nas empresas não para. A diferença está nos novos modelos. O que antes parecia ser impensável, está sendo colocado em prática. Empresas e candidatos devem estar atentos para não perderem oportunidades diante das novas adaptações.
O momento da pandemia forçou as empresas a avaliarem as equipes, postos de trabalho e multifuncionalidade. Atrelado a isto, as empresas tiveram que adaptar suas ferramentas de recrutamento e seleção de forma digital, portais e sites de cadastro agora são os canais de comunicação entre contratante e candidato.
O processo não mudou, só o formato! Importante tratar as entrevistas virtuais como se fossem presenciais. As etapas de preparação na apresentação pessoal, ser pontual, estar atento a informações da empresa, conhecer sobre o contratante ainda valem e são primordiais para um bom desempenho.
Lembre-se: a finalidade do recrutador é a mesma, encontrar o profissional qualificado e preparado para a posição. A competência ‘resiliência’ passou a ser fundamental. O esforço para ser aprovado, agora, é o de criar um ambiente virtual favorável para que as habilidades interpessoais sejam percebidas.
Neste novo modelo, os candidatos devem se preocupar com o seu cadastro, informações de contato e estarem sempre atentos nas suas redes sociais e canais de videoconferência.
Ainda pelo lado dos candidatos e profissionais em geral, uma mudança que aconteceu no dia a dia foi o incentivo a buscar cursos online. Com a mudança no cotidiano, isolamento social, pandemia, a tecnologia e as plataformas digitais têm sido e serão as ferramentas para atualização e qualificação dos profissionais.
As empresas estão garantindo em seus canais a reciclagem, atualização e desenvolvimento de forma corporativa. Mas, como ficam os milhares de profissionais disponíveis no mercado de trabalho?
Diante da grande oferta de plataformas de treinamentos, o importante será sempre a referência de instituições de mercado e profissionais qualificados, e o foco naquilo em que pretende se desenvolver ou aprender.
Mantenha um ambiente em casa produtivo para o aproveitamento do conhecimento, utilize suas redes sociais como canais com profissionais que possam agregar conteúdo através da vivência e experiência no treinamento.
Por Valeria Leal, Consultora de Recursos Humanos – VLeal RH
https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=a-yM1e4feOc