A Neon, uma das principais contas digitais do Brasil, anuncia a adoção do híbrido flexível como novo modelo de trabalho. Com o novo formato, a empresa visa oferecer flexibilidade e autonomia a todos os colaboradores conforme suas necessidades.
Intitulado “Neon em Todo Canto”, o projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas internas que buscaram entender a distribuição regional dos colaboradores e suas percepções sobre diversos aspectos da empresa, como performance e recursos oferecidos. O estudo mostrou que, atualmente, pouco mais da metade (56%) do time reside em São Paulo, onde estão localizados os dois escritórios da fintech.
Ao considerar as características das funções exercidas pela empresa, preferências, performance e recursos oferecidos ao colaborador, a Neon identificou que o modelo híbrido flexível opcional, que oferece a opção de fazer home office ou de ir ao escritório reservando o espaço, seria o formato mais adequado a se adotar no cenário atual para atender 68% dos funcionários. Já para 31% do time, o modelo remoto seria a melhor opção, enquanto 1% têm funções que só podem ser realizadas presencialmente, dispondo de revezamento e plantões entre os funcionários.
“A Neon tem crescido exponencialmente. Mais de 70% dos colaboradores foram contratados enquanto estávamos adotando o home office 100%, ou seja, boa parte dos contratados não tiveram a oportunidade de interagir com outros times e com a cultura da empresa no modelo convencional.
O novo modelo busca conectar tudo isso. Por meio de ações presenciais e remotas, de rotina ágil e gestão, de alinhamento e engajamento dos times, buscamos fortalecer a cultura da Neon e, para descontrair, procuramos estimular redes de afinidade e temas que não estejam necessariamente relacionados ao trabalho, como: hobbies, áreas de interesse e gostos em comum”, explica Juliana Yamada, sócia e vice-presidente de pessoas, dados, estratégia e agilidade da Neon.
Para implementar o novo formato, tendo em vista a qualidade do trabalho e a experiência para o colaborador, a Neon vai seguir aprimorando suas ferramentas por meio dos feedbacks contínuo dos colaboradores. Para a melhor integração entre os funcionários serão adequados espaços nos escritórios e desenvolvidos softwares que permitam a troca entre todos os contratados. “Nosso objetivo com a adoção do modelo é que os colaboradores se sintam próximos, inseridos e pertencentes à empresa, independentemente do formato de trabalho que cada um escolha seguir: presencial, híbrido ou remoto”, reforça Juliana Yamada.