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Nestlé reforça iniciativas para auxiliar na saúde física e mental de seus colaboradores

Programa de Qualidade de Vida foi ampliado com psicólogo e nutricionista online, além de treinos de atividade física à distância para o time em todo o Brasil

As mudanças ocorridas nas vidas profissional e pessoal diante do cenário global demandam que as empresas e pessoas repensem o dia a dia e usem a tecnologia como aliada na busca de formas que auxiliem a atravessar o atual momento. A Nestlé, que há 15 anos mantém um Programa de Qualidade de Vida amparado em ações coordenadas de nutrição, atendimento psicológico e ginástica laboral, adotou uma série de iniciativas digitais e serviços remotos para apoio aos colaboradores, com algumas delas estendidas aos familiares.

Em um mês, a adesão ao programa aumentou em torno de 50%. “Nosso grande desafio foi fortalecer o Programa de Qualidade de Vida rapidamente. O que normalmente se faz em seis meses ou um ano, fizemos em poucos dias, na agilidade necessária para que as iniciativas fossem ampliadas e estendidas a todos os colaboradores. A prioridade é a saúde física e mental dos nossos times”, ressalta Enrique Rueda, VP de RH da Nestlé Brasil.

Entre os benefícios, desde março os funcionários têm acesso a psicólogo e nutricionista via e-mail, WhatsApp ou Skype. Anteriormente, os atendimentos eram somente presenciais, na Sede da Companhia, em São Paulo. Com o novo momento, houve a recomendação para consultas remotas, e a Nestlé imediatamente ampliou os atendimentos. “Disponibilizamos o atendimento virtual para todo o Brasil para que as orientações cheguem a um maior número de pessoas, entre outras medidas. Estamos diante de uma jornada sem prazo para acabar e não medimos esforços para assegurar bem-estar, saúde e segurança aos nossos colaboradores”, diz Enrique.

Corpo e mente

No atendimento nutricional, é possível orientar sobre alimentos que contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico e os suplementos que nesse momento são indicados. Entre as maiores dúvidas e preocupações, o colaborador pergunta como manter a alimentação saudável em casa, já que é preciso não só equilibrar o consumo dos diferentes grupos alimentares, mas também respeitar as principais refeições do dia, com lanches intermediários, longe de computadores e televisores e, de preferência, com a família reunida.

Já o atendimento psicológico ampara o público interno em um momento em que a população, em geral, está exposta a um maior grau de ansiedade, angústia e stress, diante dos novos hábitos rotineiros e a necessidade de conciliar trabalho em home office e os cuidados com os filhos e a casa. As maiores questões discutidas no atendimento giram em torno desta nova realidade que mudou a rotina da sociedade, sobretudo diante de incertezas quanto à superação e volta à normalidade. Manter minimamente a rotina anterior é um dos passos para lidar com essa nova situação, bem como procurar formas diferentes de convívio social e falar com amigos e família, como apps que permitem realizar videoconferências e transmissões online.

Além disso, a Nestlé incentiva a rotina de atividade física, com o programa Meu Treino, agora estendido para todo o País e a 100% do público interno por meio de aplicativo próprio. Como é essencial realizar a atividade física como meio de fortalecer o organismo e reforçar o condicionamento físico e mental, a plataforma passou a contar com videoaulas e diferentes treinos que podem ser feitos em casa, incluindo atividades com a família, bem como atividades específicas de ginástica laboral à distância e aulas online. Os treinos também podem ser personalizados, pois é permitido ao colaborador que ele preencha um questionário e receba planilhas direcionadas diante da avaliação física. O intuito é que tenham um cardápio de opções para manter a atividade física nesse período.

Já o Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC) é um canal aberto em que o funcionário e qualquer familiar podem tirar dúvidas sobre a Covid-19 e se consultarem com profissionais especializados. Está à disposição dos colaboradores uma plataforma com informações sobre saúde, aspectos sociais, jurídicos e financeiros, com uma gama de especialistas à disposição do público interno.

Compartilhamento de conteúdos

Diariamente, a equipe do RH atualiza os conteúdos disponíveis aos colaboradores na plataforma de comunicação interna Workplace, que pode ser acessada via celular, por meio de uma curadoria que produz posts direcionados ao bem-estar, com dicas e orientações de nutrição, receitas, atividades físicas etc. “Nossa preocupação maior é com os nossos colaboradores, assegurando saúde e segurança a toda a equipe, e os comentários das pessoas nos posts, com testemunhos espontâneos da importância de tudo o que temos feito, é a maior evidência de como esse apoio é fundamental para enfrentar o atual momento”, finaliza Enrique.

Ações para a saúde e segurança das pessoas

Existe um comitê multidisciplinar que está atuando diariamente para antecipar e tomar medidas preventivas, bem como dar acompanhamento diário e adequado à segurança, saúde e bem-estar de colaboradores e familiares. A Nestlé afastou do dia a dia os colaboradores que estão nos chamados grupos de risco, como aqueles com mais de 60 anos e enfermidades crônicas e gestantes.

A Companhia trabalha incansavelmente para manter funcionários, parceiros de negócios e as comunidades onde opera em segurança e com saúde. Além de rígidos padrões habituais de higiene, foram implementadas medidas de segurança adicionais em fábricas, escritórios, equipe de vendas e centros de distribuição. Nas fábricas há uma série de medidas, como distanciamento mínimo de 1,5 metro entre funcionários e outras ligadas à prevenção e cuidados com contatos externos. Alguns exemplos:

  • Restaurantes internos tiveram a capacidade reduzida, com número menor de mesas e cadeiras;
  • Demarcação dos pontos de operação/trabalho para determinar a distância entre as pessoas nas linhas de operação:
  • Redução do quadro de terceiros e prioridade aos serviços essenciais;
  • Funcionários administrativos, estagiários e aprendizes estão fazendo home office;
  • Cancelamento de reuniões presenciais;
  • Realização de entrevistas de saúde com todos os visitantes, fornecedores e caminhoneiros antes da entrada nas fábricas, além de terem a temperatura aferida na entrada das unidades;
  • Aumento dos pontos de higienização e a frequência da limpeza;
  • Há também medidas adicionais como antecipação de vacinação contra a gripe.

 


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