Carreira

Networking como competência essencial para a carreira

Uma boa e bem cultivada rede de relacionamentos garante acesso a mais oportunidades profissionais

Nenhum profissional trabalha sozinho ou para si mesmo. Trabalhar é uma atividade humana que requer contato entre pessoas. Nessa condição, ter bons relacionamentos e cultivá-los regularmente nos permite conseguir e oferecer oportunidades múltiplas. O relacionamento de pessoa com pessoa cria vínculos, conexões. Esses vínculos constroem uma rede, a rede de relacionamentos.

Para ter uma boa rede de relacionamentos, o ponto de partida é o genuíno interesse por pessoas e o desejo de estabelecer processos de colaboração em todo e qualquer assunto de vida. Por isso, preceituamos que networking é mais que uma técnica ou meio de gerar emprego ou negócio. É uma atitude que permite criar “capital social”, capital este que se obtém relacionando-se com pessoas quando não precisamos. Quem tem mais capital social tem mais facilidade de obter o que precisa.

Fazer networking é uma atividade permanente de conhecer pessoas, manter contatos com conhecidos, oferecer e solicitar ajuda.

Nenhum profissional é completo e autossuficiente. Nós precisamos de “coisas” que podem estar com nossos contatos. Admitindo que não sabemos ou podemos tudo, é mais inteligente nos valermos das possibilidades que estão nas pessoas de nossa rede. Para isso, é conveniente perguntar e ouvir, é necessário ser claro sobre o que precisamos e ajudar os outros a nos ajudar.

Nesse sentido criamos a Técnica “C.O.I.S.A.” Ao Solicitar (C)onselhos, (O)rientações, (I)nformações, (S)ugestões e (A)presentações, o profissional pode obter mais facilmente o que estiver precisando.

Fazer networking requer disciplina, dá trabalho, consome tempo, mas vale a pena. As oportunidades estão nas pessoas. Por isso, quando e onde quer que esteja com pessoas, converse, pergunte, fale, troque cartão de visita. O cartão de visita com o nome, celular e e-mail, é um meio que facilita contatos futuros. Ao receber um cartão, em casa, anote no verso data e local e algumas palavras-chave que permitam lembrar da pessoa e da conversa. Depois, transfira para seu computador ou smartphone.

Estabelecido o vínculo e querendo manter e cultivar relacionamentos, as mídias sociais como LinkedIn e o Facebook, facilitam muito o exercício do marketing pessoal. Hoje em dia, o networking é feito tanto ao vivo quanto online. O importante é estar conectado e interagindo.

José Augusto Minarelli-1 

Por José Augusto Minarelli, diretor-presidente da Lens & Minarelli e autor do livros: Networking – Como utilizar a rede de relacionamentos na busca de emprego e de oportunidades de trabalho e Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional.

FOTO DE CAPA: PIXABAY

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios