Networking: saiba como usar o seu

Você sabia que já está conectado aos seus futuros sócios, parceiros, clientes e contratos?

Networking: saiba como usar o seu

Suas redes sociais já possuem várias informações e contatos que te permitem alimentar bons relacionamentos tanto pessoais, quanto profissionais. E, muitas vezes não damos a devida importância para estas redes que foram criadas, seja depois de um encontro ou depois de um evento que você tenha participado. Mas ali está sua verdadeira mina de ouro!

O importante é criar uma rede de confiança em que as pessoas que estejam conectadas a você tenham os mesmos propósitos ou a mesma vontade de crescer, de expandir e de alcançar algo maior tanto para elas com para fins profissionais… e, juntos!

Uma rede de relacionamentos pode funcionar como uma rede de pesca, onde todos os nós, todas as conexões são muito importantes. Se, por algum motivo, um nó se desfaz o funcionamento da rede e a sua atividade fim, que neste caso é a pesca, ficam prejudicados. Talvez, ali naquele ponto, os peixes comecem a escapar. Analogamente, quando falamos de uma rede de relacionamento que se desconecta, que se torna vulnerável, nossos clientes começam a escapar e se distanciar. Claro que mudanças podem acontecer ao longo do caminho, mas é importante que na sua rede essas conexões sejam difíceis de serem rompidas para que as pessoas estejam juntas ou querendo algo em comum, tanto para elas quanto para você.

Todos nós temos uma rede, que pode ser de amigos que se tornam parceiros de trabalho, de parceiros que se tornam clientes. Esta rede pode ser trabalhada para que você não vá muito longe para encontrar as pessoas certas.

É importante que as pessoas entendam que networking não é só uma troca de cartões para oferecer serviços. Longe disso! Networking é você entender o que tem de melhor e o que a outra pessoa tem de melhor para que juntos saibam como podem se ajudar e, a partir daí, criar uma parceria de trabalho ou uma oferta de serviços ou algo novo que possa agregar a todos os que estão se conectando neste networking. Tanto você quanto a outra pessoa têm algo a agregar, por isso, ouvir sua rede é muito importante.

Networking tem que ser uma troca verdadeira e sua rede tem que ser forte para que você possa confiar nela e ela em você!

Por Pilar Moretzsonn – CEO na DDE Comunica