Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Ninguém está certo o tempo todo!
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Colunistas

Ninguém está certo o tempo todo!

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
25/11/2022
737 Views
25/11/2022
Por Lilian Giorgi, Managing Director da A&M e Colunista Mundo RH

A gente ainda busca o humano na equação, quando nem tudo tem um humano visível, sobretudo, em sistemas essencialmente digitais

Por Lilian Giorgi, Diretora Sênior da A&M

Você acredita que a sua empresa sobreviveria sem clientes? Nem a sua, nem nenhuma outra. O consumidor é a razão de existir de qualquer firma. Então, nada mais justo do que colocá-lo no centro da estratégia.

Houve um tempo em que grandes companhias eram construídas apenas com base nas abordagens centradas no produto. Mas, à medida que as necessidades dos usuários evoluíram, tem-se tornado cada vez mais necessária uma abordagem centrada no cliente. Na verdade, essas duas perspectivas podem ser encaradas como distintas faces de uma mesma moeda, já que uma não pode crescer sem a outra para o desenvolvimento sustentável de um negócio.

É provável que nunca tenhamos falado tanto de experiência do cliente e há uma profusão de cursos que se propõem a discutir comportamentos, hábitos, recursos e posturas que supostamente o poriam no tal centro da experiência.

A digitalização de mercados e a disponibilidade de dados são variáveis que contribuem para a efervescência do tema e é normal que o mundo virtual concentre boa parte das atenções. Devo ser a advogada do diabo aqui e botar um pouco de pimenta nesse conceito. Dito isso, penso que colocar o cliente no centro pode significar também isolá-lo, como que pedindo dele uma capacidade de julgar e de sentir que se valha tão somente de seu próprio repertório pessoal.

Por fim, quando perguntam sobre uma experiência, a dificuldade pode estar na mutação sensorial que o próprio termo experiência tem sofrido. A gente ainda busca o humano na equação, quando nem tudo tem um humano visível, sobretudo, em sistemas essencialmente digitais.

Talvez, mas apenas talvez, que arrisco dizer que antes de colocar o cliente no centro de tudo, seria ainda mais interessante colocar a discussão do que é experiência no centro do próprio conceito de experiência.

E por fim, uma companhia que até hoje segue o mantra de que o cliente tem sempre razão pode prejudicar sua experiência de atendimento e a sua jornada. Lembrem-se: uma abordagem cuidadosa, que equilibra as necessidades dos clientes com as necessidades do negócio e do ecossistema da empresa, certamente será a melhor solução e a garantia do sucesso.

Quer saber sobre um dos maiores problemas que você gestor tem e não sabe?
Como fazer gestão de talentos na era do conhecimento? A resposta pode estar no RH Ágil
A Essência Além das Posses – Alex Brito
O que a volta às aulas pode ensinar às empresas e vice-versa?
Em Busca da Verdade – Alex Brito
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior 77% dos trabalhadores gostariam que sua empresa melhorasse o pacote de benefícios
Próximo Artigo Entre o físico e o digital, escolho as pessoas

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Vale-alimentação: um benefício que nutre vidas e carreiras
Benefícios
14/05/2025
Como o RH moderno pode (e deve) contar com especialistas
Gestão
14/05/2025
O que O Mentalista pode ensinar ao RH e à gestão de pessoas?
Gestão
14/05/2025
RH sem planilha? Empresas apostam em folha automatizada com IA para ganhar tempo e cuidar mais de gente
Gestão
14/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

ColunistasSoluções para RHTecnologia

A ascensão da IA na liderança do futuro do trabalho

04/03/2020
Colunistas

Cultura de meritocracia ou cultura e meritocracia?

08/10/2018
Colunistas

Por que os RHs devem fomentar diversidade e inclusão?

24/04/2023
Colunistas

Para além do RH: fomentar diversidade e inclusão é papel de todos

14/12/2023

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up