Apesar de anos e anos de prova em contrário, ainda há profissionais que acreditam e racionalizam sua falta de iniciativa, repercutindo essa afirmação. Desde que houve a abertura do mercado, em consequência do mundo globalizado, o Brasil e o mundo começaram (ou continuaram) o ano já no primeiro dia. Não se pode perder tempo, nem adiar as atividades econômicas, por causa de um evento eminentemente brasileiro.
Quem está em busca de novo trabalho, perdeu dois meses, ou seja, seu ano passa a ter dez meses e não 12. Essa crença determina uma miopia mercadológica e um prejuízo que poderia ser evitado. O mercado não para, pelo simples fato de que as necessidades humanas, sociais e empresariais não tiram férias, nem ficam esperando o carnaval passar.
Não custa lembrar a obviedade de que são as necessidades que originam as oportunidades. Para isso, a Inteligência Mercadológica, mais desenvolvida em alguns profissionais, faz a diferença. Alguns componentes desse tipo de inteligência é a visão mercadológica, uma habilidade de ver o que os outros necessitam e preparar a oferta de produtos e serviços. Este ano, mais do que nos anteriores, muitos profissionais conseguiram empregos, serviço temporário e negócios, justamente, porque se prepararam para a chegada do carnaval. Só em São Paulo, prevê-se mais de um trilhão de reais circulando por causa desta importante festa.
E você que procura trabalho, ainda continua acreditando que o Brasil só funciona depois do carnaval? Se a resposta for sim, o azar é seu, pois seu concorrente já está há dois meses adiantado. O Brasil mudou faz tempo e você está esperando o bloco desfilar?
José Augusto Minarelli – Atua como educador, conselheiro profissional e palestrante. Graduado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Fez carreira em recursos humanos, atuando em seleção, treinamento, desenvolvimento, educação, orientação vocacional e informação profissional. É fundador e presidente da Lens & Minarelli Associados S/C Ltda., que atua na área de Outplacement® e aconselhamento de carreira. É, ainda, autor dos livros: “Empregabilidade – Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho”; “Inteligência Mercadológica – A inteligência que gera negócios e oportunidades de trabalho”; “Networking – Como utilizar a rede de relacionamentos na busca de emprego e de oportunidades de trabalho”; “Superdicas de Networking para sua vida pessoal e profissional”, “Trabalhar por conta própria – Como preparar-se para empreender o seu voo solo”; “Venda seu peixe! – Como ser eficaz na venda dos seus serviços profissionais”.