Evento sobre inovação em Recursos Humanos reuniu os principais líderes do segmento
“Cerca de 85% dos funcionários não se sentem engajados com a empresa”, afirma Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, em evento voltado à inovação em Recursos Humanos, o HR4results. A palestra aconteceu no segundo dia de atividades da feira idealizada pela própria empresa de recrutamento de seleção com base em inteligência artificial.
Durante a palestra, Dias apontou outros dados importantes que mostram o cenário das organizações no Brasil, referentes às grandes mudanças do comportamento no ambiente de trabalho. E os números são pessimistas: apenas 25% do desempenho dos colaboradores vem de experiências positivas e o tempo de retenção deles em empresas de tecnologia é, em média, de 2 anos.
Além disso, 64% dos candidatos que passam por uma experiência negativa no processo de recrutamento viram detratores da empresa.Um questionamento trazido pela palestrante foi justamente perguntar aos mais de 2.500 participantes sobre qual é a imagem que vem à cabeça deles quando falamos sobre o RH.
As respostas mostraram a percepção de uma área ainda muito associada a controle e aspectos demissionais: “Há um lado positivo nisso tudo. As empresas que hoje visam somente o lucro e não estão preocupadas com o colaborador, irão morrer rápido. Assim, nós, profissionais de gente e gestão, nunca nosso trabalho foi tão essencial. Ainda porque nós podemos fazer essa ligação entre inovação e talento. Temos que repensar tudo o que fizemos hoje”, sinaliza.
O ponto máximo da palestra, cujo tema foi “Destruindo as caixas do RH e começando uma nova era”, aconteceu quando Mariana Dias mostrou os caminhos para quebrar os padrões dos processos de RH com uma mudança de mindset. Para isso, abordou sobre o ELTV = Employee Lifetime Value. Trata-se do valor agregado que a empresa entrega ao colaborador pelo tempo em que este permanece como colaborador da empresa.
Segundo a palestrante, o “RH para resultados” significa possibilitar mudanças de forma fluída e concreta, que ajudem o negócio através das pessoas, para conseguir inovar e, inclusive, suportar toda esta avalanche de mudanças que virão nos próximos anos. A metodologia leva o desenho de uma roda, composta por 4 itens: Ao centro a performance. E na periferia, atrair, desenvolver e encantar o colaborador certo. Para fazer com que o centro expanda, é preciso dar tração e girar o periférico. Dessa maneira, você consegue funcionários muito mais engajados, criativos e produtivos. O quesito mais importante, contudo, é o encantamento, que deve ser realizado desde a admissão até a pós-contratação e no desenvolvimento de funcionários.
Outro tópico abordado foi sobre as chamadas caixas do RH, como recrutamento e seleção, desenvolvimento e remuneração. A CEO apontou sobre a departamentalização da área e “dessas caixinhas que, por muito tempo, eram necessárias para padronizar e considerar todo mundo igual”, algo que hoje já não corresponde à realidade. Mariana também ponderou que é necessário não realizar processos de forma tão espaçada e que, para isso, é preciso fazer testes rapidamente e tornar esses mesmos processos mais flexíveis e abertos. Assim, o evento do HR4results, seria um convite para construir um novo modelo, mais rápido e radical nas mudanças.
Ao final, Mariana Dias deixou um último recado relacionado à própria velocidade de inovação. “A mudança vai vir muito mais rápida e intensa do que hoje. Se estamos acostumados com uma nova tecnologia a cada semana, amanhã surgirão em segundos. Quem não começar a fazer isso agora ficará para trás. Devemos realmente conseguir fazer com que nós, como profissionais de RH, sejamos protagonistas na construção ágil de uma ponte para um novo mundo”, finaliza.