Dança das cadeiras

Novartis anuncia novo presidente no Brasil

Executivo chega para manter o ciclo de crescimento no país, acelerar lançamentos e dar continuidade à transformação cultural focada em inovação

Novartis anuncia novo presidente no BrasilA Novartis anuncia Renato Carvalho como novo presidente no Brasil, substituindo Alexandre Gibim, que assumiu funções internacionais dentro da companhia. Junto ao Comitê Executivo, Carvalho tem a missão de potencializar a inovação no país e acelerar lançamentos, bem como disponibilizar tratamentos ao maior número de pessoas por meio de programas de acesso. Transformação cultural, responsabilidade corporativa e estabelecimento de parcerias com os públicos engajados no setor de saúde fazem parte das suas prioridades estratégicas. Além de presidente do grupo, Carvalho também é diretor-geral da divisão de Oncologia.

O executivo assume uma das farmacêuticas que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no país, com aportes de cerca de R$ 1 bilhão em pesquisa clínica no Brasil até 2022 para estudos destinados a tratamentos em oncologia, imunologia, neurologia, respiratório e cardio-metabolismo. Há mais de 80 anos no Brasil, a empresa conta com cerca de 2,5 mil colaboradores e possui duas fábricas, uma em Cambé (PR), e outra em São Paulo (SP).

Neste ambiente, Carvalho fomentará a participação do Brasil em pesquisas clínicas, potencializando o acesso a novos medicamentos e terapias avançadas, além de estimular o uso de tecnologias digitais, com a proposta de reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Para isso, seguirá com a jornada de transformação cultural já em curso dentro da companhia, fortalecendo modelos colaborativos de gestão com foco em inovação e estimulando a diversidade, a inclusão, e o desenvolvimento de talentos. Outra importante função é ampliar o relacionamento de confiança com a sociedade, por meio de programas de responsabilidade corporativa e novas parcerias.

“Chego à Novartis com muita alegria e honra em pertencer a uma das companhias que mais investem em inovação no Brasil e no mundo, sendo reconhecida por contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde e medicina ao longo de sua história. Sempre com foco nos pacientes, vamos seguir estimulando a ciência e a cadeia produtiva, desta forma contribuindo com a sociedade”, afirma Carvalho.

Em sua mais recente função, o executivo ocupou a posição de CEO da Philips no Brasil, empresa onde permaneceu por oito anos, tendo atuado ainda como General Manager das divisões Healthcare e Lighting. Já na sua transição para a Novartis, Renato foi reconhecido em maio como gestor do ano de 2018 no Congresso Internacional Six Sigma.

Antes de ingressar na Philips, atuou na companhia dinamarquesa AP Moller Maersk, onde acumulou experiências internacionais nos EUA e na Europa. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, possui MBA Executivo pela USP, além de ser Master Black Belt em Lean Six Sigma. Em 2018, foi presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos do setor médico no Brasil (ABIMED), liderando programas de governança corporativa, código de ética e compliance.

Novartis anuncia novo presidente no Brasil


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar