Revisão Anual: Um momento para líderes refletirem e redirecionarem estratégias e metas.
Colunista Mundo RH, Josiane Serrano, Gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo
Para líderes e executivos, o início do ano é uma ótima oportunidade para avaliar o que funcionou e o que não funcionou durante no ano anterior. É um bom momento para refletir sobre as abordagens de liderança, as estratégias empresariais e as relações com as equipes, clientes e parceiros. A renovação de metas e compromissos profissionais pode contribuir não apenas para o bem-estar pessoal e o crescimento profissional enquanto gestores, como também melhorar a produtividade e a cultura organizacional como um todo.
Deste modo, um exercício importante nessa época do ano é analisar tudo o que tem sido feito. Para lideranças corporativas, a avaliação do que deve ser mudado e o que deve ser mantido no novo ciclo envolve uma observação profunda e estratégica de diversos aspectos da liderança e da gestão. Esse processo deve ser estruturado e orientado para o crescimento contínuo, tanto no âmbito individual quanto organizacional.
Algumas diretrizes podem e devem contribuir na avaliação, como por exemplo o exame das metas alcançadas e não alcançadas, de indicadores de desempenho e de feedbacks recebidos. É importante considerar também o contexto externo, tais quais as mudanças no mercado, as novas demandas dos clientes e as tendências setoriais, bem como o alinhamento destes com os valores e objetivos estratégicos da organização.
Embora o julgamento individual sobre o que deve ser mantido e mudado seja importante, buscar a opinião de terceiros é altamente aconselhável, pois oferece uma visão mais ampla, objetiva e diversificada. Isso ajuda a evitar possíveis vieses ou limitações da perspectiva pessoal, além de promover uma abordagem mais colaborativa e alinhada com as necessidades reais da empresa.
Em outras palavras, além de refletir individualmente, líderes e executivos podem se beneficiar significativamente ao envolver outros profissionais nesse processo. Feedbacks de membros da equipe, pares de liderança e mentores podem fornecer informações valiosas e diferentes perspectivas sobre os desafios e oportunidades à frente. Consultar clientes, parceiros estratégicos e especialistas do setor também pode ser essencial para alinhar decisões às expectativas externas e às tendências de mercado. Esse diálogo colaborativo fortalece a tomada de decisões e aumenta a eficácia das mudanças implementadas.
Em um tempo em que as novidades aparecem em uma velocidade cada vez maior, vale ressaltar que essas práticas podem ajudar líderes e executivos a se alinharem com as tendências atuais e, principalmente, com as demandas do mercado, promovendo uma liderança mais flexível e inovadora.
Ao moldar uma liderança mais adaptada às demandas do mercado, essa reciclagem anual estimula uma cultura de aprendizado contínuo e inovação, que reverbera em todos os níveis da organização. Líderes renovados tendem a inspirar suas equipes, engajar colaboradores e reforçar valores organizacionais, criando um ambiente mais motivador e produtivo. No longo prazo, essa prática contribui para a sustentabilidade do negócio, garantindo que a organização esteja preparada para enfrentar desafios futuros, se adaptar a mudanças e aproveitar novas oportunidades – é um cenário bom para todo mundo.
Um feliz (e renovado) 2025 para todos!