A startup unico, empresa brasileira que oferece soluções em identificações digitais, é o mais novo unicórnio brasileiro – empreendimento avaliado em mais de US$ 1 bilhão. A IDTech anunciou, na última terça-feira (3), que recebeu aporte de R$ 625 milhões, durante uma rodada de investimentos liderada pelos fundos da General Atlantic e do SoftBank. No ano passado, a unico também recebeu R$ 580 milhões dos mesmos fundos. A gigante unico já foi uma startup em ascensão e contou com acompanhamento do Sebrae em diversos momentos ao longo da sua trajetória.
O consultor do Sebrae em Londrina (PR), Eduardo Ribeiro, afirma que seu primeiro contato com os fundadores da empresa foi há muito anos, quando duas startups se uniram para criar a Acesso Digital, que, posteriormente, se tornaria o negócio que hoje ascendeu ao nível de unicórnio. “Nós tínhamos a startup Acesso, de São Paulo, fundada em 2007 e a Arquivos, aqui de Londrina. As duas se uniram e criaram a Acesso Digital, que hoje é a unico. Nós do Sebrae acompanhamos essas fases. Como Agente Local de Inovação (ALI), atendemos e demos suporte para o negócio que já tinha uma excelente performance. Estamos muito felizes de ver aonde eles chegaram”, comemora.
“Os fundadores da unico sempre foram muito conectados com o ecossistema de inovação como um todo, era palpável a aspiração deles no mercado. Ter uma startup com esse título é um ganho para o país, pois nos coloca lado a lado na criação de soluções tecnológicas para o mundo. A unico investiu em segurança de dados, redução de fraudes, identificação virtual e tem em sua cartela de clientes outros grandes nomes como Nubank, C6 Bank, Magalu, Pernambucanas, entre outros. É fantástico”, destaca Ribeiro.
O presidente da unico, Diego Martins, afirma que a grande missão da empresa é usar a tecnologia para tornar processos burocráticos mais simples e seguros, desde a gestão de documentos até a biometria facial. “A minha maior motivação em fundar a unico, foi a ideia de criar uma gigante de tecnologia para o mundo, a partir do Brasil. Nós somos a sociedade mais criativa do planeta e merecemos aproveitar isso para inovar muito e com impacto”, informa o empreendedor, em sua página oficial.
Para a analista de inovação do Sebrae, Natália Bertussi, a conquista é um grande avanço para todo o ecossistema de inovação do país, além de representar uma vitória para o Sebrae. “Tornar-se um unicórnio, alcançar um valor de mercado acima de um bilhão de dólares, é o desejo e desafio de toda startup. Ver a trajetória da unico nos deixa muito satisfeitos. Ainda mais, por fazer parte dessa história e ter acompanhado, desde o início, as diversas fases. É um momento de orgulho para a atuação do Sebrae, que reforça o quanto estamos no caminho certo e quanto podemos contribuir com startups em todos os diferentes níveis de maturidade”, observa Natália.