Após a pandemia, 69% das empresas brasileiras passaram a conceder mais benefícios para os seus funcionários cuidarem da saúde, do bem-estar físico e mental. Mais da metade (54%) estão oferecendo Telemedicina (serviços de saúde à distância) para os colaboradores.
Adicionalmente, 59% incluíram nos pacotes de benefícios serviços online de meditação (mindfulness) e 40% estão disponibilizando sessões de psicologia e terapia para os trabalhadores cuidarem da saúde mental. A maioria das empresas (61%) também incluiu no pacote aulas de atividades físicas online.
Este é o cenário constatado na pesquisa online da consultoria Mercer Marsh Benefícios, realizada em junho. Participaram do levantamento 324 empresas de diversos setores da economia e entre as participantes, 95% são companhias instaladas no Sudeste e Sul do país e 78% têm mais de 3 mil empregados.
Ainda segundo a pesquisa, outra mudança ocorreu na coparticipação (quando o trabalhador utiliza o plano de saúde em um procedimento simples e paga uma parte da consulta ou do exame realizado). Com isso, das 44% das empresas que adotam a coparticipação na assistência médica, 15% isentaram a coparticipação nos procedimentos médicos relacionados à Covid-19.
Benefícios Flexíveis
A pandemia irá reconfigurar também o modelo da oferta de benefícios concedidos aos trabalhadores: 32% das organizações pretendem avaliar a implantação da modalidade de benefícios flexíveis nos próximos 6 ou 12 meses.
“As empresas estão saindo daquele modelo tradicional de proposta de valor ao empregado, para uma proposta de valor ao indivíduo. Ou seja, estão planejando benefícios para atender as necessidades individuais. Com isso, o trabalhador passa a ter acesso ao benefício que faz mais sentido para o seu momento na vida”, afirma Mariana Dias, Diretora de Produtos e Consultoria da Mercer Marsh Benefícios.
“Por exemplo, em algumas situações o funcionário casado com filhos deseja ter um plano de saúde. Já o colaborador jovem, talvez prefira um subsídio para custear um curso ou um seguro viagem, por exemplo”, complementa.