“Vocês estão vendo minha tela?” A pergunta que corre o risco de ter sido a mais ouvida nos últimos 18 meses por colaboradores das empresas brasileiras virou piada e até frase de camiseta.
A sentença é reflexo desses novos tempos que vivemos, no qual a adesão ao home office mudou a forma não só de gerir, mas também de cuidar do time – e, consequentemente, a maneira de pensar nos benefícios.
Por ter sido um modelo de trabalho implementado às pressas por causa da pandemia de Covid-19, e com adicionais como a quarentena e a insegurança sobre o que está por vir, as empresas se viram obrigadas a observar aspectos além da tecnologia disponível para a atuação remota.
Os gestores precisam, como explica Alberto Ippolito, gerente de Produtos Multibenefícios da Sodexo Beneficios e Incentivos, de um olhar atento às necessidades de suas equipes.
Segundo Alberto, apesar de o trabalho em casa ser algo positivo, ele acabou associado a questões difíceis, como o isolamento social. “Isso gerou, para muitos, estresse físico e mental, e muito desconforto”, diz.
Todos esses fatores precisaram – e ainda precisam, porque a situação da pandemia ainda não está definida – serem levados em consideração pelos RHs para desenhar suas novas estratégias de gestão de pessoas.
O cenário exigiu uma revisão dos benefícios oferecidos. “Novos itens passaram a ser essenciais nesse pacote, como os auxílios-saúde, wellness e home office”, diz o gerente da Sodexo.
UM NOVO BENEFÍCIO COMO RESPOSTA PARA AS PERGUNTAS DO MOMENTO
Alberto ressalta que algumas perguntas precisaram ser feitas pelas empresas, como: “De que forma ajudamos as pessoas a lidar com os problemas trazidos pela pandemia?”, “Como contribuir com o colaborador para proporcionar conforto do ponto de vista da saúde?”, “Os benefícios oferecidos estão condizentes com o momento?”, “Há auxílio-farmácia?”, “É preciso oferecer apoio psicológico e opções de atividade física para mitigar os efeitos e evitar absenteísmo e possíveis problemas de saúde?”, “Qual o valor ideal para o auxílio-home office?”.
Em 2020, foi criado o Sodexo Multi, uma carteira digital composta por benefícios corporativos, justamente para responder a muitas dessas questões.
O produto foi lançado depois de uma pesquisa feita com mais de 7 mil pessoas, que responderam qual benefício gostariam de receber das empresas em que trabalhavam durante a pandemia. E 95% delas falaram que era um cartão flexível, que pudessem usar como quisessem.
Com o Sodexo Multi, a empresa pode usar diversas carteiras digitais (também chamadas de digital wallets) personalizadas para seus colaboradores, que podem ter uso pré-determinado pela companhia, inclusive com a possibilidade de saque em dinheiro.
Além disso, o Multi permite que a empresa organize e controle as despesas dos funcionários de forma prática e customizada: todos os gastos ficam registrados em um mesmo cartão, que pode ser carregado mensalmente de acordo com o tipo de uso definido e com os valores pré-determinados.
“Trata-se de um modelo mais flexível para atender as demandas dos funcionários, principalmente agora em que já há empresas preparando a volta ao escritório em um modelo híbrido de trabalho”, diz Alberto.
“É uma maneira de atender às particularidades de cada um”, afirma Alberto. Ou, usando um conceito moderno, é o employee centricity: o colaborador no centro da questão.
Para oferecer o que realmente o profissional precisa, Alberto aconselha aos RHs a realização de pesquisas internas. Mas aponta, a seguir, os três itens que não podem faltar no pacote de benefício.
Auxílio-home office
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostram que, nos oito meses depois do início da pandemia, das 7,9 milhões de pessoas que estavam em home office, 79% viram a conta de luz subir. Isso se repetiu com água, gás e internet. Por outro lado, as companhias reduziram seus custos de escritório, o que possibilitou investir em outros itens.
O Sodexo Multi tem uma carteira virtual específica para auxílio-home office. Com ela, o funcionário pode escolher a compra de uma cadeira mais confortável e uma mesa mais profissional, além de usar em papelarias, materiais de escritório, softwares, equipamentos e periféricos de informática.
O benefício, além de deixar o colaborador mais satisfeito e menos propenso a problemas de saúde e afastamentos, também contribui para aumentar a produtividade de maneira geral.
- Auxílio-saúde
Implementar um sistema de apoio, como disponibilização de terapeutas e psicólogos, se tornou essencial nas empresas. Segundo a pesquisa “Revolução das Competências”, do ManpowerGroup, 61% dos líderes de RH no Brasil apontam a saúde e o bem-estar como prioridade na agenda deste ano e dos próximos.
Um item que ganhou força nos últimos meses foi o auxílio-farmácia, para a compra de produtos que vão de medicamentos a testes para Covid-19 – o Sodexo Multi também conta com uma carteira digital para oferecer o benefício.
De maneira prática, se o colaborador comprar medicamentos com o Multi, o valor da compra é automaticamente debitado da carteira Farmácia. “Assim, a empresa tem a certeza de que o benefício está indo para sua destinação específica”, afirma Alberto.
Além disso, a solução Apoio Pass, da Sodexo, oferece orientação de profissionais especializados em quatro áreas: psicológica, financeira, social e jurídica. O serviço cresceu 600% até setembro de 2020.
- Auxílio-wellness
Cuidar do bem-estar e da saúde mental dos funcionários é palavra de ordem hoje. Nesse sentido, é interessante oferecer programas que promovam benefícios para o corpo e a mente, como ioga, pilates e dança.
A Sodexo tem, desde 2016, soluções de bem-estar que incluem, além do Apoio Pass, o Gympass. Nesse programa, o colaborador pode frequentar academias e praticar modalidades esportivas de acordo com seu perfil – para quem preferir, o serviço tem uma plataforma para treinos virtuais.
A ideia é pensar na saúde de forma integral. “A rotina pessoal e profissional se misturou com o home office e ajudar nesse equilíbrio é essencial hoje”, diz Alberto.
UM CARTÃO, VÁRIAS OPÇÕES
Para atender às novas necessidades de seus colaboradores, o Sodexo Multi é uma plataforma única para utilizar benefícios, auxílios e premiações.
O Multi permite o uso de várias carteiras digitais personalizadas – e a empresa decide o uso, de acordo com o que o colaborador deseja. Por exemplo:
Benefícios para o trabalho remoto
- Auxílio-home office: para gastos com móveis, computadores ou materiais de escritório que facilitem o trabalho em casa
- Auxílio-farmácia: para despesas com medicamentos e também com produtos de higiene pessoal
- Opção de compra em lojas pela internet, sem precisar sair de casa.
Por Caroline Marino