O fato de que o mercado de trabalho esta cada vez mais carente de profissionais talentosos já não é mais novidade. As formas e artifícios utilizados pelas empresas para obterem êxito na atração e retenção desses talentos é uma das grandes preocupações de qualquer companhia hoje em dia.
Tem papel fundamental nesse sentido o pacote de benefícios oferecido. E eles são dos mais variados: horários de trabalho flexíveis, complementação da previdência, seguros saúde e odontológico, veículos e até mesmo o pagamento da escola dos filhos. Entretanto, existe um benefício tão ou até mais importante que ainda é subestimado no Brasil: o seguro de vida.
Sua importância é clara: o bem mais precioso de qualquer profissional é, em primeiro lugar, a sua família e, em segundo lugar, os bens conquistados durante a vida. Por isso, é constante a preocupação com a segurança e em manter um padrão de vida adequado no caso de qualquer imprevisto.
As recentes convenções coletivas de trabalhadores têm introduzido cada vez mais este produto como obrigatoriedade no pacote de benefícios. Contudo, apenas a obrigatoriedade não basta. Este é um tema que merece maior atenção e que ainda tem muito a crescer no Brasil. Assim como em muitos outros casos, trata-se de uma questão cultural. O brasileiro evita qualquer assunto que esteja relacionado com a possibilidade de morte. E pensar em seguro de vida inevitavelmente leva a isso.
Uma vida de conquistas não pode ser colocada em risco por conta de algum acontecimento inesperado. Por isso, é absolutamente normal o fato de que estes profissionais anseiem por proteções personalizadas e que possam garantir o seu conforto ou de suas famílias.
Obviamente, empresas que demonstram este cuidado para com o profissional saem na frente. Robert Craddock, diretor de seguros de pessoas e Affinity da Chubb do Brasil, explica que em outros países, onde a cultura de seguros e mais evoluída, o seguro de vida já é encarado com muita seriedade pelas grandes corporações, que enxergam neste benefício um verdadeiro diferencial quando o assunto é atração ou retenção de talentos e, certamente, colhem os frutos por esta atitude.
Hoje, no Brasil, poucas companhias oferecem seguros e serviços capazes de se adaptarem às diferentes necessidades de empresas atuantes nos mais variados setores da economia. Para complicar um pouco mais, para este tipo de profissional é imprescindível que o produto seja flexível, com possibilidade de escolher, dentre uma ampla gama de soluções, aquelas que melhor atendem suas necessidades.
Mas é importante sempre esclarecer que o seguro de vida ampliou as coberturas e hoje abrange despesas de reabilitação, para doenças de alto risco, para acidentes durante viagens nacionais ou internacionais, são alguns dos exemplos do que pode ser contratado. “Além das opções do produto em si, estamos falando aqui de um atendimento personalizado e sofisticado, que de fato resolva ou apresente soluções para o problema daquele momento”, aponta.
Para o executivo, o que não faltam são opções para as empresas comporem o pacote de benefícios. Mas a pergunta que fica aos profissionais de RH e também aos profissionais de primeiro escalão é: Qual o diferencial oferecido por sua empresa? E o que ela estaria disposta a oferecer? No final das contas, a chegada ou permanência de pessoas que realmente fazem a diferença em sua empresa certamente dependerá de sua resposta.