Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: O décimo terceiro mês de 2021
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Negócios

O décimo terceiro mês de 2021

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
09/08/2021
660 Views
26/05/2024
Sale photo created by freepik - www.freepik.com

Qualquer manual de varejo on-line deveria trazer um capítulo dedicado ao planejamento anual de 13, isto mesmo, 13 meses: além dos 12 tradicionais, um novo mês deve ser acrescido em sua programação. Afinal, cerca de um 1/13 das vendas do setor é faturado entre Black Friday e Cyber Monday. Ou seja, em apenas cinco dias, entre a última quinta-feira de novembro e a segunda-feira seguinte, vende-se em um dia o mesmo do que tradicionalmente se comercializa em uma semana.

Estamos falando de volumes gigantescos de transações em poucos dias. Segundo a Ebit/Nielsen, em 2020, entre 19 a 27 de novembro, o faturamento do e-commerce com a Black Friday foi de R$ 6 bilhões, 30,1% a mais que as vendas de 2019. O mesmo Ebit/Nielsen informou que, levando-se em conta as promoções de “esquenta” Black Friday, o varejo no ano passado recebeu 10,63 milhões de pedidos nessa ocasião.

E o que esperar de 2021? Neste ano a maior temporada de liquidações on-line deverá ser ainda mais importante. Os mais de 13 milhões de brasileiros que estrearam nos caminhos do e-commerce, forçados pela pandemia no ano passado, já estão mais confiantes. Na prática, já ultrapassaram a barreira dos primeiros cadastros on-line, experimentaram novos meios de pagamento e provavelmente se sentem prontos para se arriscar a comprar um maior número de itens e produtos de valores mais expressivos. Por outro lado, muitos ainda estão receosos das aglomerações no varejo físico, apesar da vacinação contra a Covid estar em curso. Tudo aponta para uma maior adesão ao e-commerce.

A notícia, aparentemente, é boa para o varejista. O problema é que essas vendas não caem do céu. No cenário on-line, há uma concorrência ainda maior pelo consumidor, inclusive de sites internacionais, que normalmente não estão no radar do varejo tradicional. Portanto, se você pretende que o seu site ou landing page esteja entre as primeiras opções das ferramentas de busca na Black Friday, é preciso trabalhar duro para isso. E esse esforço deve ser feito desde… ontem!

Quem conhece um pouco de SEO (Search Engine Optimization) sabe que os algoritmos do Google – e de outros buscadores – precisam notar que você existe – e que você é ativo on-line há um bom tempo – para que o seu site ou landing page ganhe uma posição de destaque nos resultados de busca. Não adianta simplesmente criar uma página de Black Friday às vésperas da data. Ela desaparecerá ante à concorrência. Ainda que ela seja tecnicamente perfeita, se não houver um histórico de buscas e visitas associado a ela, o seu endereço não será visto pelo Google como relevante para o consumidor.

Quem quer levar uma estratégia de SEO a sério, com foco em Black Friday, assim como em qualquer outro evento sazonal, deve criar landing pages focadas no tema com meses de antecedência, com os termos mais óbvios relacionados a essa temporada de mega liquidações. É importante que sua página contenha termos como Promoção de Black Friday, Ofertas Antecipadas de Black Friday, Preços mais baixos de Black Friday, Black Week, Black Novembro, Produtos Exclusivos de Black Friday e similares. Outra dica é ter em vista como a população busca o que procura. O varejo brasileiro tem o costume de usar em excesso expressões em inglês. Por isso, também leve em consideração o “abrasileramento” na grafia dessas expressões como: black frayday, black fraidai, blaqui fraidei e afins, e as adotar para captar essas buscas também.

Outra dica é adotar modelos de vendas híbridos. Voltando alguns anos no tempo, lembramos que as ofertas iniciais de Black Friday eram todas on-line. O varejo rapidamente a assimilou e extrapolou suas fronteiras, abarcando, ainda, as vendas nas lojas físicas. Com a pandemia, tudo mudou novamente. Agora há a tendência de o consumidor retomar fortemente as compras on-line. Portanto, pensando na comodidade do cliente, vale a pena oferecer a opção de compras on-line com retirada agendada na loja, para evitar as filas e aglomerações típicas das principais liquidações do ano. Esta é uma forma de driblar eventuais problemas logísticos de entrega, eliminar o custo do frete e, ainda, contribuir para que o consumidor não se exponha desnecessariamente aos riscos da pandemia.

Por João Lee – sócio fundador da Simplex

Conflitos no ambiente corporativo: estímulo à diversidade ou ao confronto?
Programa de Alimentação do Trabalhador ganha protagonismo no RH moderno
Saint-Gobain: multinacional francesa investe em pessoas para construir um futuro sustentável e inclusivo
Três conselhos para mudar de profissão em 2021
Tiago Poiani é o novo vice-presidente de Service Operations da Sodexo On-site no Brasil 
TAGS:Black FridayCARREIRAgestão de pessoashome officeliderançarecursos humanosRHsaúdetecnologiatreinamentovagas
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Rachel Maia lança programa de mentoria gratuito para mulheres negras
Próximo Artigo Luto na pandemia: como o RH pode cuidar dos colaboradores?
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Estreia o podcast Tabu Corporativo: uma conversa real e urgente sobre saúde mental no trabalho
Tabu Corporativo
16/07/2025
Automação e IA transformam folha de pagamento em peça-chave para o RH estratégico
Gestão
16/07/2025
Wise abre vaga para Recrutador Técnico Sênior em São Paulo com salário de até R$ 23.300
Vagas
16/07/2025
“Liderar é também acolher”: CEO da Mental Clean alerta para o papel da liderança na saúde mental das equipes
Gestão
16/07/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Gestão

Comunicação Interna em 2025: IA, inovação e os desafios que gestores de pessoas precisam enfrentar

28/02/2025
Artigos

Descubra quais carreiras tem o melhor custo benefício

14/02/2018
BenefíciosPublieditorial

Empresas encontram a saída pra fugir do Peru de Natal

26/10/2022
Carreira

6 atitudes para mudar a sua vida profissional em 2019

28/12/2018

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up