Gestão

O desafio de manter a sinergia de uma equipe diversa e à distância

É essencial compartilhar resultados, conquistas e informações sobre os negócios para que os funcionários que trabalham remotamente se sintam parte de um grupo

O anseio de expandir os negócios, buscar mercados menos explorados e promover a diversidade são alguns dos motivos que levaram empresas como a Wavy a constituir equipes em diferentes cidades em todo o país. Um pensamento que chega com muita positividade, mas que, ao mesmo tempo, traz desafios e mudanças na forma como são feitos os negócios e as relações dentro da empresa.

Um dos maiores benefícios alcançados com expansões e novos hubs em outros polos de inovação é a diversidade de pessoas nos times – especialmente nos de tecnologia. Atualmente, é mais nítido o fato de que pessoas com experiências e formações diversas representam e compreendem melhor a própria sociedade, o que gera um grande valor para o trabalho da empresa. Dessa forma, os times de tecnologia se tornam mais capazes de produzirem produtos e serviços adequados e pertinentes aos dias de hoje.

Mas, por outro lado, para que uma companhia consiga manter sua operação em vários locais de atuação com uma equipe visando a mesma direção, é necessário analisarmos vários critérios que envolvem uma expansão de negócios. Uma delas é a relação com os profissionais. Manter equipes sinérgicas em diferentes locais requer comunicação e alinhamento com atenção redobrada. E nós, como gestores, também precisamos ter disciplina na nossa gestão diária.

Nestes casos, não basta sermos apenas chefes que gerenciam os funcionários. É preciso desenvolvermos a nossa capacidade de liderança, pois são os líderes que estabelecem canais reais de comunicação entre os membros de sua equipe. Não basta conduzir bem o time no dia a dia. É necessário pensar estrategicamente, planejar e executar ações que levem a empresa para a frente. É preciso garantir que a comunicação seja efetiva em todos os níveis, promovendo o engajamento e impacto efetivo nos negócios.

Hoje em dia, a partir das novas tecnologias, há diversas ferramentas disponíveis no mercado que permitem uma comunicação mais eficiente, mas também é importante se fazer presente com a recorrência no contato, por meio das reuniões semanais e em equipe, para promover sinergia no time. É essencial compartilhar resultados, conquistas e informações sobre os negócios para que os funcionários que trabalham remotamente se sintam parte de um grupo. Afinal, nada mais empolgante do que ver a interação de profissionais de diferentes perfis e as iniciativas e resultados gerados em conjunto entre eles.

E para as empresas que pensam em expandir, o mais importante: pesquisem com profundidade o mercado, as oportunidades de formação, com universidades de tecnologia que favoreçam o ambiente de inovação no Brasil. Este foi o primeiro passo para buscarmos também as comunidades e grupos relevantes da área de tecnologia, além das cidades que possuem incentivos do governo que fomentam esta comunidade. Assim, com o segredo de ter bons profissionais e sinergia na equipe é possível traçar um panorama favorável para os futuros negócios!

 

Por Marcela Martins, Gerente de Gente da Wavy. 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios