Mas afinal, o que podemos esperar com o Chat GPT no RH nos próximos anos?
Rodrigo Zerlotti, CEO da Plooral Brasil
Com os avanços tecnológicos propostos pelo mercado de trabalho, profissionais de recursos humanos tiveram que se reinventar e explorar novos processos que possam trazer melhores retornos na busca de novos colaboradores ou na retenção e evolução dos colaboradores da empresa. Eis que surge o Chat GPT, um sistema de conversação baseado em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para qualquer tipo de pergunta ou assunto.
Segundo dados do relatório do McKinsey Global Institute, a IA pode automatizar parcialmente cerca de 60% das atuais atividades de trabalho, o que leva empresas a investirem forças para otimizar rotinas de produção e minimizar custos.
Atualmente, algumas empresas utilizam ferramentas que prometem conhecer o candidato e evitar o trabalho de realizar entrevistas com candidatos desalinhados com o objetivo da empresa. Mas afinal, será essa a melhor forma do uso desta nova tecnologia?
O processo inicial da criação da oportunidade de trabalho é a oferta, a vaga. Este é o ponto de partida do uso da IA para auxiliar na criação da melhor descrição. Da mesma forma que a descrição da vaga pode ser criada automaticamente, perguntas e testes podem também ser estruturados e criados, de maneira automática, para avaliar o candidato e trazer a melhor análise de suas qualificações, sejam estas soft ou hard skills. Uma das principais vantagens da IA para o setor de RH é a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real. Ou seja, os algoritmos são treinados para reconhecer padrões nos dados, fazer previsões e até aprender com seus erros.
Em contrapartida, o uso dessas ferramentas para eliminação automática de candidatos, sem considerar o potencial e a jornada de aprendizagem, é uma triste problemática de como a tecnologia pode comprometer o valor humano no recrutamento e seleção.
Precisamos otimizar e facilitar o engajamento humanizado permitindo total independência da empresa para a implementação e emprego de estratégia própria utilizando tecnologias para construir o futuro de processos de recrutamento e seleção. Um exemplo é a aplicação da metodologia eduployment, que é uma formação educacional voltada à empregabilidade e pode trazer eficiência no uso por empresas e candidatos de maneira nunca vista antes.
Mas afinal, o que podemos esperar com o Chat GPT no RH nos próximos anos? A resposta é: deve continuar a evoluir e se tornar ainda mais sofisticada. A tendência é que a inteligência artificial se torne cada vez mais presente em nosso dia a dia. Cabe a nós estarmos à frente desse movimento e proporcionar melhores experiências ao candidato com imediatez e qualidade.
Cabe o alerta às empresas contratantes para entender as necessidades do candidato, considerando suas hard e soft skills, e não deixar a inteligência se tornar um “piloto automático” no processo de recrutamento e seleção.
Imagem: https://claudeai.uk/