A prioridade da área de RH com o desenvolvimento das pessoas
Fazer gestão descentralizada na área de Recursos Humanos é um grande desafio, mas pode ser extremamente positivo tanto para empresas, quanto para gestores e colaboradores.
A responsabilidade de fechar a folha, que normalmente recai sobre a área de Recursos Humanos, costuma ser bastante esmagadora. Tratar o ponto de todos os colaboradores a tempo de efetuar os pagamentos dentro do prazo, evitar pagamentos excessivos e, ao mesmo tempo, minimizar passivos trabalhistas demandam muito tempo e esforço dos profissionais.
Segundo estudos, os profissionais brasileiros da área de Recursos Humanos entendem que a prioridade da área é: o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Portanto, ter profissionais sobrecarregados os desvia daquela que deveria ser a sua prioridade. Uma estratégia descentralizada entra como forma de recolocar a prioridade da área de RH no desenvolvimento de pessoas, mas existem contrapartidas: delegar o tratamento das informações de colaboradores para seus supervisores diretos pode comprometer, entre outros, o atendimento dos prazos de pagamento e o controle do passivo trabalhista.
Uma vez que o tratamento das informações esteja na mão de gestores e colaboradores, será preciso que suas ações sejam restringidas de acordo com as políticas legais da empresa e que hajam incentivos para que os prazos sejam cumpridos.
Viabilizar as restrições sem perder a operabilidade e a desmotivação dos gestores e incentivar o engajamento de todos na atividade de tratamento de ponto são desafios que podem ser atingidos com a ajuda da tecnologia. Com ferramentas apropriadas é possível obter dados analíticos propiciando um ambiente para auditoria dos envolvidos e oportunidades de identificar potenciais melhorias dos processos sem interferir na característica descentralizada da estratégia escolhida.
A estratégia descentralizada pode trazer benefícios sistemáticos para as empresas, aumentando a transparência para com os colaboradores, empoderando as camadas de gestão, aproximando gestores de colaboradores e recolocando a prioridade da área de RH para o desenvolvimento de pessoas. A tecnologia pode oferecer o caminho para alcançar esses resultados.
Por Tiago Peixoto, Product Owner na Ahgora, empresa de tecnologia voltada ao desenvolvimento de ferramentas para gestão de acesso e batida de ponto.