Entrevista

O moderno estilo de gestão do presidente da operadora do McDonald’s no Brasil

Paulo Camargo fala do seu compromisso com os colaboradores e o seu foco em RH no dia a dia

Antes de se tornar presidente da Divisão Brasil da Arcos Dourados, franquia que opera a marca Mc Donald´s na América Latina, em 1 de novembro de 2015, Paulo Camargo já atuava na empresa há quatro anos como vice-presidente de operações.

Jovem, dinâmico e apaixonado pelas redes sociais, o executivo conta com uma bagagem de mais de 20 anos de experiência no setor de bens de consumo, varejo e serviços, e trabalhou em empresas como a PepsiCo, FASA Corp. e Iron Mountain, sendo que nesta última foi presidente para a Espanha, logo antes de se juntar à empresa Arcos Dorados.

Segundo o executivo, essas experiências lhe permitiram se desenvolver como profissional ao mesmo tempo em que abriram alguns horizontes sobre o que ele gostaria de fazer da sua vida. Para se ter uma ideia, quando ele chegou na empresa como vice-presidente de operações, ficou um ano em treinamento em restaurante. Hoje a função de CEO tem sido um desafio interessante.

Em entrevista exclusiva ao Mundo RH, Paulo Camargo falou do seu papel e desafios como presidente, a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mais de 35 mil colaboradores e a atuação da área de Recursos Humanos na organização. Acompanhe a entrevista:

Mundo RH –  O que representa hoje ser o presidente da Arcos Dourados no Brasil?

Paulo Camargo – Ser presidente da Arcos Dourados no Brasil, para mim, é uma grande responsabilidade. Isso porque me sinto responsável por garantir que cerca de 35 mil jovens, adultos e idosos tenham condições de sustentar suas famílias e de se desenvolverem como cidadãos e profissionais. Além disso, preciso assegurar que eles estejam felizes e motivados para entregar o melhor produto e experiência para os mais de 2 milhões de clientes/dia que visitam nossos restaurantes em todo o país.

Mundo RH – De que forma a sua gestão busca desenvolver e oferecer oportunidades aos seus colaboradores?

Paulo Camargo – A melhor maneira é permitindo que eles sejam eles mesmos. Ao longo do último ano, mudamos certas coisas na maneira como nossa equipe atende nossos clientes, justamente respeitando suas individualidades. Isto é, rompemos com o antigo modelo de atendimento que era visto como robotizado. Passamos a incentivar a espontaneidade e a customização das interações com o cliente. Além disso, é possível personalizar alguns detalhes do uniforme. Essa transformação cultural está em curso e faz uso de mídias sociais e vídeos de treinamento com linguagem mais jovial, descontraída e moderna. Através dessas mudanças, aumentamos o engajamento e a possibilidade de crescimento na carreira com a empresa. Acima de tudo, reitero nosso compromisso de ser a porta de entrada do cidadão ao mercado de trabalho, permitindo a qualquer um, independentemente de credo, raça, classe social e gênero a chance de ter uma atividade profissional. 

Mundo RH – Como é a sua atuação junto à área de Recursos Humanos?

Paulo Camargo – Dentro da Arcos Dourados todos “trabalham” de certa forma em Recursos Humanos. Isso porque cada um de nós deve viver o dia a dia dos restaurantes e entender as necessidades e perfis dos atendentes, oferecendo a eles as condições necessárias para que possam se desenvolver no trabalho e como cidadãos. Como presidente, tenho o RH como um dos meus focos principais e gosto de participar das decisões de maior impacto em nossos colaboradores.

Mundo RH – Quais foram os avanços da área de recursos humanos da Arcos Dourados nestes últimos anos, na sua opinião?

Paulo Camargo – Temos obtido vários avanços na área de RH, em diversas frentes. Seja em segurança do trabalho, identificação e capacitação de talentos ou oportunidade aos que precisam ingressar no mundo profissional. E esse trabalho tem sido comprovado pelo reconhecimento contínuo de instituições independentes de auditoria de engajamento e clima organizacional, como por exemplo, o Great Place to Work, conquistado há 18 anos consecutivos.

Mundo RH – Como é o seu estilo de Gestão na empresa no dia a dia?

Paulo Camargo – Minha gestão é de portas abertas e garantir que todos possam contribuir para que a empresa caminhe para a direção correta. Como “estou” presidente, não “sou” presidente, preciso da ajuda e orientação de todos para que, no fim, eu consiga tomar as decisões de maneira responsável.

Mundo RH – Como o CEO da Arcos Dourados lida com as redes sociais?

Paulo Camargo – Lido de maneira bastante aberta, natural, afinal é que está presente em nossa rotina e não tem como ignorar. Gosto de investir um tempo por dia para interagir com o público que segue as minhas páginas pessoais. É um exercício tremendo para conhecer mais a fundo os jovens de hoje e a maneira como se comunicam e se relacionam entre eles.

Mundo RH – Fale mais sobre o seu fascínio pelas redes sociais, como também o seu engajamento para divulgar as ações do Mc Donald´s em todo o Brasil?

Paulo Camargo – Entendo que as redes sociais são uma maneira das pessoas se expressarem e manifestarem sem se preocuparem muito com as formalidades do dia a dia. Lemos e vemos de tudo nesse espaço, portanto, a única coisa que peço aos nossos colaboradores é que digam a verdade. Seja ela boa ou não, se for algo legítimo iremos encaminhar a solução. Eles também esperam ouvir de mim, com o qual compartilho informações e notícias sobre a empresa que talvez eles não veriam se fosse em outro veículo.

Mundo RH – Na sua opinião, o que deve pensar um CEO para buscar novas estratégias para alavancar resultados e continuar crescendo no Brasil?

Paulo Camargo – Que o mundo moderno é muito mais complexo do que se imagina. Portanto, deve centralizar os esforços na compreensão das demandas do Sr. Cliente, buscando evolucionar sua experiência, nunca esquecendo que a única maneira de chegar lá é – primeiramente – cuidando e “servindo” bem à sua Gente. Se conseguir realizar estes pontos com perfeição, certamente irá superar os desafios contemporâneos.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios