Em um momento de reclusão em todo o mundo, diversas empresas adotaram o home office como uma forma de manter seus colaboradores fora do perigo de contágio. Nisso, a tecnologia entra como uma forma de contribuir para que as funções não sejam prejudicadas neste momento tão delicado – e até quebrar paradigmas.
Mas o que fazer quando é necessário montar um miniescritório dentro de casa? Toda a nossa rotina é alterada, desde o comportamento até as entregas. Por isso, é importante manter uma constante organização e ter uma série de hábitos: continuar trocando de roupa ou se arrumando, como se fosse sair de casa; respeitar os horários, para não trabalhar mais ou menos que o necessário; e buscar um espaço calmo para iniciar essa jornada que é o home office.
Os monitores são bons aliados, até para proporcionar a experiência de segunda tela. Dê preferência aos que possuam base ajustável, para se adequar à posição ideal para muitas horas de uso, evitando dores na região da coluna e no pescoço. Além disso, a maioria das empresas tem apostado no compartilhamento e na sincronização de dados em nuvem, para facilitar o acesso remoto.
Outros aliados da tecnologia para essa questão são os diversos aplicativos e ferramentas para transformar as reuniões presenciais em momentos on-line, por meio de videoconferência – que se tornou uma das principais formas de comunicação com os colaboradores e clientes. Fones de ouvido de qualidade, que isolam ruídos, também são bons para um momento de foco, ou quando é necessário fazer chamadas, tanto de trabalho quanto para conversar com os colegas de equipe. Assim, é possível reduzir aquela sensação esquisita de solidão que o home office pode causar no começo. E nada impede de ouvir notícias e podcasts, para nos manter informados, ou nossas músicas e playlists preferidas, para desopilar…
Estamos em um momento em que, mesmo distantes, devemos nos conectar cada vez mais e nos adaptar a essa nova rotina. Por mais difícil que seja se manter ativo e funcional em casa, é importante que esse esforço seja feito para evitar que o período em reclusão se estenda mais que o necessário. É preciso continuar a explorar tudo que a tecnologia leva para dentro de casa e tê-la como aliada fundamental.
Assim, o quanto antes, todos estarão novamente aproveitando a pausa na hora do cafezinho na copa da empresa.
Por Rocky Chiang, General Manager TPV Brasil