Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: O papel das empresas no aprendizado de um novo idioma
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Educação Corporativa

O papel das empresas no aprendizado de um novo idioma

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
08/08/2019
567 Views
08/08/2019
Fundo foto criado por luis_molinero - br.freepik.com

Dominar um segundo e até terceiro idioma já é considerado essencial em determinadas carreiras. Ainda assim, o número de brasileiros que falam outra língua, especialmente o inglês, está muito abaixo do ideal. Segundo um levantamento feito pela British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, somente 5% dos brasileiros sabem se comunicar em inglês e deste, apenas 1% apresenta algum grau de fluência. Esses números deixam o Brasil em 53º colocado num ranking com 70 países e abaixo de vizinhos sul americanos como Equador, Chile e Peru.

Se pararmos para fazer uma breve comparação entre os países, a América Latina é a única a mostrar uma queda geral na proficiência em inglês. Já a Europa, continua sendo a líder global com oito países bem colocados no ranking. Já o continente asiático vem bem representado pela Singapura, que fica entre os três primeiros colocados.

Esses dados mostram o tanto que nosso país precisa evoluir na proficiência em inglês se comparado com os outros do mundo. Iniciativas públicas e privadas são bem-vindas para que o aprendizado seja cada vez mais eficaz nas escolas e na vida profissional. Por isso, é importante que as empresas brasileiras tenham a consciência de que investir no colaborador é a melhor fórmula para obter sucesso.

Já enxergamos no mercado um movimento de preocupação em treinamento e desenvolvimento de pessoas, e isso reflete na criação de novas soluções para melhorar a experiência do funcionário. Por outro lado, ainda falta o reconhecimento da importância que o idioma traz não só para o indivíduo, mas também para a corporação.

Com a desigualdade e diferença de oportunidades que ainda existem no país, as empresas podem ter um papel fundamental e ser o agente transformador deste cenário, incentivando o aprendizado de um novo idioma para seus colaboradores. E soluções para isso não faltam. Desde instituições que oferecem cursos específicos para determinadas áreas e de acordo com o interesse de cada aluno, até mesmo promover intercâmbio de profissionais são opções já disponíveis no mercado.

Além disso, criar programas internos de promoção de cargo em que um idioma adicional seja obrigatório, pode incentivar o funcionário a buscar novos conhecimentos e ficar apto para conseguir um upgrade na carreira. Aliado a isso oferecer um convênio com escolas de idiomas também pode ser excelente forma de incentivo.

Cada solução apresenta uma vantagem que vai além do aprendizado puro e simples. Trata-se da empresa mudando a relação que tem com seu colaborador, ou seja, uma verdadeira employee experience, pois sabemos que muitas vezes dominar um novo idioma é libertador, seja na carreira ou na vida pessoal. E não podemos negar que o ambiente organizacional é uma grande parte da nossa vida e por isso, ter dentro da sua empresa um incentivo como este, pode realmente abrir novos horizontes e proporcionar novas oportunidades no mercado.

Por Raphael Ruiz – CEO e fundador do Instituto Mindset, rede de escolas de idiomas com 14 unidades pelo Brasil e mais de 6 mil alunos

BCG abre inscrições para processo seletivo 2022
Lifelong learner: Aprender continuamente é a vantagem competitiva do momento
F1 no Brasil terá êxito em tempos de pandemia?
Saúde mental no mundo corporativo: um olhar de empatia e acolhimento
Profissões do futuro: conheça o cotidiano de quem trabalha com tecnologia
TAGS:educação corporativaescola de inglêsidiomarecursos humanos
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Com novo CEO, Extreme Digital Solutions aposta em novos mercados
Próximo Artigo CONARH 2019: Palestras e workshops gratuitos para profissionais de RH
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Reuniões improdutivas lideram o ranking de frustrações dos profissionais brasileiros
Gestão
22/05/2025
Em um mundo VUCA, RH assume papel estratégico: tese de executiva é indicada entre as melhores da USP
Gestão
22/05/2025
4 benefícios diferentes que as empresas oferecem aos colaboradores
Benefícios
22/05/2025
Responsabilidade social corporativa como cultura viva: construindo propósito e impacto real
Colunistas
22/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Dança das cadeiras

VWFS anuncia Simone Moras como nova Diretora de Marketing para operação brasileira

20/01/2022
Colunistas

Novo mercado de trabalho, bem-estar corporativo e o futuro das coisas. Como se adaptar?

02/09/2022
Eventos

Instituto Vasselo Goldoni abre inscrições nesta segunda-feira, dia 10, para mentoria gratuita

10/01/2022
Benefícios

Pacotes de benefícios flexíveis: uma estratégia vital para o RH no Brasil e no Mundo

14/03/2024

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up