Gestão de equipes remotas e o papel do RH na humanização
Com as mudanças sociais dos últimos anos, o home office virou realidade em muitas empresas. Porém, a humanização dos processos se tornou um desafio por trás das telas, fazendo com que o RH tivesse dificuldade de fazer uma gestão de equipes remotas.
A responsabilidade de solucionar essa questão é do profissional de Recursos Humanos, que por meio de diversas ações consegue auxiliar na integração de equipe, comunicação remota e acompanhamento dos profissionais.
Neste conteúdo, você descobrirá quais são essas medidas de gestão de equipes remotas, como aplicá-las e qual é a sua importância no trabalho remoto. Confira!
Qual a importância de humanizar a gestão de equipes remotas?
A humanização na gestão de equipes remotas é essencial para gerar integração de equipe, engajamento profissional e sentimento de pertencimento à instituição. Através de ações de RH e medidas de comunicação, os líderes e diretores terão meios para implementar uma gestão à distância de qualidade.
Tendo em vista que o home office é a preferência para mais de 50% dos brasileiros, as empresas devem estruturar bem seu ambiente de trabalho remoto, com ferramentas que auxiliam na humanização dos processos.
Até porque, segundo dados da Global Line, 70% dos profissionais que trabalham nesse tipo de regime sentem que deve haver maior foco das empresas em desenvolver uma cultura humanizada e colaborativa.
De acordo com a pesquisa, as maiores dificuldades dos colaboradores que trabalham em casa, são:
- 68% – Socialização;
- 33% – Desenvolvimento de confiança;
- 28% – Comunicação
- 22% – Envio de feedback;
- 22% – Visualização da meta comum;
- 15% – Liderança;
- 14% – Criação de laços de amizade.
Com uma excelente estratégia humanizada, o RH conseguirá proporcionar aos colaboradores mais qualidade de vida no trabalho, potencializando sua produtividade, felicidade e desempenho.
Principais desafios de gerenciar colaboradores à distância
Como a gestão remota de equipes é algo que cresceu por meio da necessidade causada pela pandemia da Covid-19, muitas empresas ainda possuem desafios nesse aspecto.
Além do foco na cultura humanizada, a pesquisa feita pela Global Line, apontada anteriormente, também apresenta quais são as melhorias que as lideranças de RH precisam fazer. São elas:
- Comunicação efetiva;
- Manter o engajamento dos colaboradores;
- Onboarding dos novos talentos;
- Repensar práticas organizacionais;
- Fazer avaliação de performance;
- Investir em ferramentas/treinamentos de desenvolvimento humano.
Além disso, há outros problemas que os colaboradores podem enfrentar individualmente, como:
- Desregulação da rotina;
- Problemas com barulho de vizinhos, construções de empreendimentos ou da movimentação na rua;
- Instabilidade da internet;
- Falta de contato com outras pessoas;
- Ausência de um ambiente ergonômico;
- entre outros.
Isso pode afetar inclusive a saúde mental do profissional, levando-o a ter uma baixa produtividade e concentração.
Além disso, é difícil saber se um colaborador está emocionalmente bem através de uma tela, por exemplo. Sendo assim, a gestão de pessoas será falha se não houver um canal de comunicação eficiente, assertivo, acolhedor e saudável.
4 dicas para o RH promover a humanização ao conduzir as equipes
Você aprendeu até aqui a importância da humanização da gestão de equipes remotas e quais são os desafios que empresa e colaborador enfrentam diariamente. Agora, chegou o momento de saber como o RH consegue promover essa estratégia de modo eficiente e assertivo.
Confira abaixo nossas principais dicas para implementar uma gestão à distância humanizada.
Fortaleça e promova a cultura organizacional
A cultura organizacional de uma empresa só se manterá ativa digitalmente se houver princípios e valores bem definidos. Assim, o colaborador conseguirá vivenciá-las de modo natural, sem que tenha uma pessoa literalmente ao lado dizendo como agir.
E através de ações de endomarketing, a empresa irá perpetuar seu DNA. Algumas delas, são:
- Reuniões, eventos e momentos de partilhamento sobre o trabalho;
- Transparência sobre as metas e desafios da corporação;
- Dinâmicas e happy hours de integração em equipe;
- Manual de política interna;
- Treinamento de lideranças;
- entre outros.
Todas essas ações ajudam a instituição a compartilhar sua visão de forma diária, por meio de seus líderes e condutas internas.
Estabeleça uma boa cultura de feedback
O feedback é a maneira que líderes e colegas de trabalho podem auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores. Todavia, a distância pode dificultar a percepção dos profissionais sobre a qualidade do seu trabalho, assim como a falta de reconhecimento pode causar desmotivação.
Estabelecer uma boa cultura de feedbacks, incentivando essa troca, vai ajudar a promover engajamento, senso de pertencimento e desenvolvimento nos trabalhadores.
Para isso, deve-se evitar o uso de Whatsapp, e-mail e outros canais de comunicação instantânea, justamente para que a informação não pareça uma conversa, ou pior, não seja lida com atenção.
Procure utilizar ferramentas para home office que possuem o objetivo de estabelecer uma formalidade nessa ação. Isso ajudará na efetividade do feedback no dia a dia, assim como na comunicação assertiva e diminuição de conflitos.
Crie e implemente um plano estratégico de ações para humanizar a relação no trabalho remoto
O planejamento estratégico que o RH deve realizar leva em consideração as necessidades da empresa sobre os colaboradores.
Para colocá-lo em prática, é preciso realizar:
- Levantamento de objetivos da empresa;
- Levantamento de objetivos do RH;
- Preparação dos gestores;
- Análise do clima organizacional;
- Análise SWOT;
- Definição de metas;
- Plano de ação;
- Monitoramento e controle de métricas.
Esse é um passo a passo que pode ser aplicado tanto para algo específico (neste caso, interligado à humanização da empresa para gestão à distância) quanto para estratégia geral da empresa.
Use a tecnologia para facilitar as rotinas do setor e o trabalho dos colaboradores
Utilizar softwares de RH – como a Convenia – otimiza as rotinas burocráticas do setor. Assim, o profissional de Recursos Humanos terá mais tempo para se dedicar à humanização das relações.
Outros softwares e ferramentas de tarefas e projetos também auxiliam a gestão à distância para os líderes, e organizam a rotina dos colaboradores. Ou seja, usar a tecnologia ajudará seu setor a se transformar em um RH estratégico, pois irá automatizar e controlar as atividades burocráticas, proporcionando mais condições para promover:
- Pesquisa de clima;
- Treinamento de colaboradores;
- Plano de carreira;
- Dinâmicas de integração;
- etc.
Sendo assim, é possível afirmar que uma gestão de equipes remotas só é bem sucedida se o Recursos Humanos investe em ferramentas e tecnologias para otimizar seus processos. Busque sobre os melhores softwares de RH do mercado e conheça a Convenia!
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Seu objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Todo trabalho é feito para que os produtos evoluam junto com os clientes. Até porque, ao diminuir o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções da Convenia abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal. Tudo isso através de um gerenciamento de time feito em um sistema em nuvem.