Por João Altman – diretor-executivo de Pessoas, Marca, Cultura e Governança Corporativa da VR Benefícios
A transformação digital nas empresas já se tornou uma necessidade. Tão relevante quanto acelerar as tomadas de decisões, é pautá-las em estratégia. Ao adotá-la caminhamos para que essa transformação tenha uma atuação estratégica e cotidiana, influenciando o fluxo de trabalho.
Em sua essência, além do viés tecnológico, trata-se de uma mudança estrutural nas empresas e o estabelecimento de um raciocínio digital nos processos e em toda a organização. A partir deste ponto de vista, a área de Pessoas passa a ser quem conduz a organização na jornada, uma vez que a transformação se inicia com a mudança cultural.
Durante o processo na VR trouxemos essa transformação para perto dos processos de cultura e de pessoas, pois é mudando a experiência do colaborador que começamos a mudar a experiência do nosso cliente.
Ao se desvincular de processos burocráticos, a empresa passa a ter mais autonomia e liberdade. Quanto mais tecnológica a base da nossa gestão, mais focada em gente tornamos a atuação da área de Pessoas. Mais avançamos para o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento de relações mais humanas viabilizadas pelas soluções digitais, em espaços colaborativos. É nesse ponto que as jornadas do fortalecimento como marca empregadora e da transformação digital se encontram.
A transformação digital é muito mais ampla que a automatização de funções, é a mudança de toda uma cultura corporativa em busca de resultados significativos como produtividade, engajamento e motivação.