Conectando pacientes a médicos especialistas em até cinco minutos, healthtech oferece nova alternativa de acesso à saúde para empresas reduzirem os custos com convênios
O cuidado com a saúde sempre foi uma questão com inúmeras vertentes para os brasileiros. São muitos os obstáculos que acabam gerando uma ineficiência do setor, refletindo de maneira expressiva nas dinâmicas empresariais, uma vez que as doenças refletem diretamente nas altas taxas de absenteísmo, o que diminui a capacidade operacional da companhia, e aumento na sinistralidade, ocasionando em mais gastos com a operadora do plano de saúde.
Por conta desse cenário, muitos departamentos de RH seguem mais atentos ao desafio da otimização de custos sem diminuir a promoção efetiva do bem-estar. Mas como diminuir os desafios enfrentados pelos colaboradores? Uma das saídas é recorrer às novas alternativas de acesso à saúde, com modelos acessíveis de atendimentos especializados e preventivos, como a Melvi, healthtech que conecta pacientes a médicos especialistas presencialmente, em até cinco minutos e sem mensalidade.
“O aumento da sinistralidade acende um sinal de atenção para a dinâmica do sistema de saúde no Brasil. Do ponto de vista das empresas, o escalonamento dessa linha de custos dentro dos seus orçamentos de planos de saúde pode impactar todo pacote de benefícios previstos pelos empregadores”, comenta Mariana Paixão, CEO e cofundadora da Melvi.
A executiva explica que a cultura da prevenção ainda não é tão enraizada nos brasileiros. A tendência é que as pessoas só busquem auxílio médico diante de urgências, gerando uma cascata de efeitos negativos. Quando chega esse momento, o paciente se depara com agendas já preenchidas e a indisponibilidade para consultas imprevistas. Esse cenário de longa espera resulta na procura de atendimento instantâneo pelo pronto-socorro, que por sua vez fica sobrecarregado na tentativa de equilibrar casos urgentes com as demandas menos graves. Nesse processo, quanto menos imediatos são os sintomas dos pacientes, maior costuma ser o seu tempo de espera por atendimento, ampliando seu desconforto e, eventualmente, o expondo a novas enfermidades.
“O modelo tradicional é muito voltado à gestão da doença e não da saúde. E isso é péssimo, todos os lados sofrem as consequências. Mas ninguém olha na raiz do problema. Existem soluções para isso, basta encontrar a que melhor se adequa a sua realidade, e algumas dessas soluções fogem dos recursos tradicionais que estamos acostumados”, diz a CEO.
O cuidado direcionado para a gestão da saúde
Segundo Paixão, muitas pessoas acabam buscando consultas particulares para casos em que julguem ser mais delicados, já que nem sempre o atendimento pelo convênio tem a duração ou a investigação que o paciente deseja. Ou ainda se deparam com uma rede de cobertura restrita, que acaba aumentando a fila de espera.
Por isso, para ampliar a perspectiva de cuidados com a saúde, com altíssima agilidade e viabilidade de acesso à assistência médica de qualidade, a Melvi está fechando parcerias com diversas empresas, contribuindo de forma estratégica e positiva com a saúde de suas equipes. Com elas, colaboradores podem encontrar consultas particulares com médicos especialistas de mais de 20 áreas disponíveis para suas próximas 48h, com valores que chegam a ser 50% menores que os “preços de balcão” das clínicas.
Para os que tiverem plano de saúde, o benefício segue sendo valioso: os valores tornam-se ainda mais acessíveis às políticas de reembolso praticadas, caso precisem de atendimentos particulares.
Atualmente, a Melvi soma mais de 2000 médicos parceiros que passam por um processo de avaliação para garantir a qualidade do atendimento. Estabelecendo essa conexão entre pacientes e especialistas como premissa do seu modelo de negócios, através do programa “Melvi Protege”, a startup garante a devolução do dinheiro e providencia um reagendamento com outro profissional da mesma especialidade caso a primeira experiência do usuário não seja positiva.
Através de negociações pautadas no princípio do ganha-ganha com clínicas e consultórios, a healthtech garante preços significativamente mais acessíveis, com consultas agendadas, muitas vezes, para o mesmo dia, com base na localização do cliente. Com uso da tecnologia, eles disponibilizam as agendas das clínicas/consultórios aos pacientes, otimizando a alocação de consultas, promovendo uma menor ociosidade nos agendamentos.
A Melvi se posiciona como uma nova alternativa de acesso a um atendimento de qualidade em São Paulo e na Região Metropolitana, ajudando a reduzir a sobrecarga do sistema de saúde do país. “Queremos facilitar a vida de pessoas que possuem plano de saúde, mas que não encontram nele uma solução acessível nos momentos de necessidade, e, também, de quem não tem nenhum convênio. O formato de negociação que propomos é capaz de atender em larga escala, no mesmo volume que os planos de saúde e garantindo a oferta de profissionais de alta qualidade”, explica Paixão.