Faz parte ainda do escopo do Talent Partner desafiar as Lideranças na consolidação do seu papel e apoiá-los no desenvolvimento das competências técnicas e de gestão, estimulando-os constantemente a fazer conexões com os pilares de cultura e com o negócio
Karina Janela e Márcia Angelis, Talents Partners da Adeste
À medida que o mercado de trabalho se torna cada vez mais dinâmico e demanda maior habilidade em realizar rápidas mudanças, a área de gestão de talentos se torna fundamental e ocupa cada vez mais um espaço estratégico dentro das organizações. Nesse contexto, em que conhecimento técnico, desenvolvimento de habilidades comportamentais e cenários políticos precisam estar muito bem conectados, surge o papel do Talent Partner (TP).
Antes de adentrar no tema, vale destacar a importância do Business Partner (BP) de Recursos Humanos nas organizações e os impactos significativos que este profissional traz para os negócios. Essa posição se consolidou como um elo entre o RH e as áreas de negócios e foi pensando nessa evolução dos papéis que surgiu a oportunidade de ter profissionais, os Talent Partners, com foco de atuação no processo de desenvolvimento de pessoas e no gerenciamento de talentos da empresa.
Aqui na Adeste, por exemplo, o Business Partner atua com foco multidisciplinar em parceria com as áreas especialistas, assegurando e facilitando as demandas de processos da área de Pessoas & Organização, propondo adequações conforme a dinâmica do negócio e suas prioridades. Já o Talent Partner concentra a sua atuação na jornada do colaborador, com objetivo de apoiar a performance individual e de equipes, com ênfase no design organizacional adequado para atender os desafios atuais e futuros e por meio de uma atuação integrada e sinérgica com as lideranças.
Dentre as principais responsabilidades conectadas com a estratégia desta jornada, estão: a) garantir a contratação dos melhores talentos nas posições corretas; b) trabalhar com onboarding para que o novo colaborador tenha a melhor experiência; c) acompanhar a transformação cultural e seus impactos nas pessoas e nos negócios; d) participar ativamente do ciclo de performance do começo ao fim que, na Adeste, incluem o acompanhamento do plano de desenvolvimento individual e de equipes, até a avaliação de reconhecimento e/ou recompensas; e) fomentar e desafiar o protagonismo dos colaboradores mapeando pool de talentos e de sucessão; e por fim f) realizar a governança do modelo de gestão de resultados, que permite a criação de foco e alinhamento do esforço coletivo em torno das prioridades e objetivos estratégicos da organização. Aqui na Adeste, a metodologia de OKRs – Objectives and Key Results – é utilizada para garantir a gestão, condução e entrega dos resultados.
Faz parte ainda do escopo do Talent Partner desafiar as Lideranças na consolidação do seu papel e apoiá-los no desenvolvimento das competências técnicas e de gestão, estimulando-os constantemente a fazer conexões com os pilares de cultura e com o negócio. Assegurar e desenvolver um plano estratégico de gestão de mudança, sempre que for necessário, garantindo que a comunicação seja transparente e clara, estando atento ao engajamento e clima organizacional em momentos que exigem a necessidade de rápida adaptação.
Os papéis do BP e do TP contribuem de forma significativa para organização por sua atuação próxima e consultiva das diretorias e divisões de negócio, sendo facilitadores e promotores dos processos de gestão de pessoas. A presença destas posições oferece uma vantagem competitiva considerável, permitindo cada vez mais alinhamento entre as estratégias e as necessidades de desenvolvimento de talentos.
E a evolução destes papéis não para por aqui: em 2024, na Adeste, os TPs passarão a atuar fortemente como Teams Talent Partners, ou seja, com foco totalmente voltado para evolução das equipes, buscando exponenciar os resultados por meio da atuação conjunta de indivíduos e times que se complementam pelos seus soft e hard skills, potencializando suas habilidades e desenvolvendo as competências necessárias.
O resultado é claro: essa transformação reflete em uma mentalidade que coloca as pessoas no centro das estratégias empresariais. E, ainda que os desafios persistam, a perspectiva é de um impacto positivo contínuo à medida que a empresa consegue se adaptar e evoluir nesse contexto em constante crescimento.