Por Aline Ferreira – Diretora de Gente & Gestão da Saphyr Shopping Centers
Clima organizacional tornou-se prioridade estratégica no mundo corporativo nos últimos dois anos diante da transformação imposta pela pandemia nos ambientes de trabalho. Imagine o tamanho do desafio de uma administradora de shopping centers que já estava em pleno processo de transformação de cultura organizacional quando foi surpreendida por todas as mudanças exigidas pela nova realidade sanitária e social, incluindo o fechamento de portas de empreendimentos durante meses. Essa é a história da Saphyr Shopping Centers, que chega a 2022 com nota 8,2 na plataforma de clima organizacional e resultados operacionais refletindo o sucesso da estratégia de Gestão de Pessoas, com aumento de 10% nas vendas em seus shopping centers em relação a 2019 e 150 novos contratos com marcas líderes em seus segmentos de atuação.
A Saphyr Shopping Centers investiu na transformação do clima organizacional, focando na atuação com eficiência e inovação, impactando positivamente o dia a dia de todos os seus públicos e transformando seus resultados de dentro para fora. A companhia tem um papel importante na vida de cada colaborador e da sociedade e a Saphyr entendeu que para alcançar os objetivos era preciso acompanhar e monitorar o engajamento da sua equipe.
Com foco no bem-estar dos colaboradores, foi necessário aprofundar o relacionamento com o público interno. Para entender o perfil de cada time, comportamentos e costumes, foi criado o Programa de Mapeamento Contínuo de Clima Organizacional, um planejamento focado em aprofundar o uso de dados para fortalecer a cultura organizacional. A empresa contou com uma ferramenta de gestão que deu o suporte e as informações necessárias, mas que precisava da participação ativa de cada colaborador. A adesão inicial de 44% cresceu em 10 meses para 91% e a Saphyr conquistou já no primeiro ano da nova gestão um score de 8,2 de 10 – score referente a 2021.
Com a equipe trabalhando de casa, a nova gestão direcionou o olhar para o cuidado com a saúde de cada colaborador, oferecendo palestras com especialistas da área da Saúde e de Gestão de Pessoas e disponibilizando acompanhamentos gratuitos com psicólogos e psiquiatras. Além disso, foram realizadas curadorias sobre carreira e capacitações dos colaboradores e criado um canal de atendimento exclusivo para esclarecimento de dúvidas e alinhamento de processos administrativos. Para pontuar o reconhecimento das conquistas de cada colaborador, o Grupo realizou eventos virtuais para anunciar promoções, com a presença da família e amigos dos promovidos.
Mostrar para cada colaborador que a empresa o apoia e mantê-lo engajado, mesmo em casa e em meio a um cenário tão desafiador, não era uma tarefa fácil. Foram realizadas reuniões diárias com cada líder, criado um canal de comunicação direto com a diretoria de Gestão & Gente e cada vez mais os indicadores de engajamento foram inseridos na rotina de cada um. Os resultados vieram. A cultura organizacional bem implementada permeia todos os ativos do Grupo e todos os shopping centers foram certificados com o selo Great Place To Work. A Saphyr Shopping Centers conseguiu construir uma nova cultura com base em transparência, inovação e eficiência, superando resultados também operacionais e financeiros.