O poder de uma visão inspiradora

Presente em boa parte das organizações, o Marco Filosófico é essencial para o crescimento das empresas e para a motivação das equipes, além de ser um importante diferencial em momentos desafiadores – ele norteia as escolhas e estratégias das organizações. “Ele orienta os processos de tomada de decisão, ilumina as zonas cinzentas que não são cobertas pelas normas da empresa. Quando bem comunicado, leva à mobilização das equipes, cria um significado comum e, por fim, conduz a empresa ao futuro que ela deseja” explica o autor Odino Marcondes.

Esses resultados, porém, só são alcançados quando o Marco Filosófico reflete a cultura e a alma da empresa e está presente no discurso e na conduta de seus líderes. Quando mal formulado, ele não passa de palavras que enfeitam as paredes.

No livro, produzido após extensa pesquisa e baseado na experiência do autor que há décadas apoia organizações na definição ou revisão do Marco Filosófico, Odino Marcondes mostra os falhas mais comuns na formulação de visão, missão e valores: “Mesmice, declarações autocentradas, falta de integração entre os três enunciados e, principalmente, incongruência entre o discurso e a prática são alguns dos cenários que comprometem a criação de um bom Marco”, conta ele. “Mais do que isso, porém, esta construção implica em olhar para as verdades mais profundas da organização. Isto dá trabalho e pode gerar desconforto porque significa encarar conflitos e se abrir para mudanças”, completa o autor.

 

Impacto no faturamento das organizações

 

Se os ganhos de um Marco Filosófico bem estruturado parecem, em um primeiro momento, difíceis de mensurar, Odino alerta para dados muito mais concretos: um estudo feito por Richard Barrett – consultor e fundador do Barrett Values Centre e criador do Método Barrett® – mostra que a entropia cultural (valores tóxicos) pode custar até 40% do faturamento de uma organização.

 

Além de definir os maiores equívocos na construção de um bom Marco Filosófico, Odino aponta as soluções: “É necessário sensibilizar as pessoas para a sua importância e envolvê-las na sua concepção. É motivacional, é a criação de um sonho. O Marco Filosófico pode fazer com que elas tenham uma razão para acordar todos os dias e trabalhar”, diz Odino.

 

Sobre Odino Marcondes

Sociólogo e expert em transformação cultural, gestão de mudanças e desenvolvimento organizacional, Odino Marcondes fundou a Marcondes Consultoria há 38 anos. Nas últimas décadas, vem apoiando centenas de executivos e a alta liderança na promoção do crescimento do negócio, combinando coaching executivo com outros processos de gestão como Caracterização Cultural, Marco Filosófico, Gestão de Equipes e Tomada de Decisão. É palestrante e autor de outros dois livros: “Você tem os defeitos de suas qualidades” e “Como chegar à excelência em negociação”.

 

Serviço: “O poder de uma visão inspiradora – como o futuro ilumina o presente das organizações” -Editora HSM 

Mais informações: marcondes@marcondes.net / (11) 3746-2999