Evento

O potencial da marca empregadora foi tema do Indeed Explore

Evento contou com Uber e Accenture, que apresentaram a estratégia de employer branding aos profissionais de RH

 O Indeed Brasil realizou, em São Paulo, o Indeed Explore, evento que teve como tema principal o impacto da marca empregadora nos negócios. Os líderes de RH de grandes empresas presentes puderam entender melhor o conceito de branding aplicado à gestão de pessoas e atração de talentos.

Tatiana Sayuri, a Evangelista de Recrutamento do Indeed no Brasil, demonstrou em sua apresentação, a importância de uma personalidade organizacional poderosa para impulsionar a sua marca para atrair e conquistar os melhores profissionais. Sayuri falou também a respeito da estratégia adotada pelas empresas para influenciar a opinião das pessoas. Tatiana alertou ainda, a importância de sempre responder aos pretendentes e valorizá-los.

Complementando o discurso de Tatiana Sayuri, o Country Manager do Indeed no Brasil, Felipe Calbucci comenta sobre uma pesquisa realizada com candidatos que participaram de processos seletivos recentemente: “nossa pesquisa mostrou que as pessoas precisam de mais do que apenas descrições de vagas ao decidir dar o próximo passo em suas carreiras​. Faixa salarial, rotina de trabalho, plano de carreira e detalhes sobre os benefícios também são levados em consideração pelos candidatos durante um processo seletivo.”

A mesma pesquisa com os candidatos que participaram de um processo seletivo por meio do Indeed demonstrou também que mesmo após uma​ experiência positiva na entrevista,​ 34%​ dos candidatos afirmaram que a opinião negativa de um colega sobre a empresa afetaria sua decisão de aceitar uma oferta de emprego.

Um dos palestrantes do evento, o Gerente Sênior de Marketing de Performance do Uber, Devin Hutchings apresentou um case internacional conquistado por meio da colaboração de seus motoristas. Em sua apresentação no Indeed Explore, Devin ressaltou a relevância de passar uma boa descrição nas vagas de emprego e de buscar tornar o processo fácil e simplificado, sem grandes questionamentos. De acordo com a estratégia apresentada por Hutchings, Motivação, Valor e Incentivo são os fatores que auxiliam no momento de um processo seletivo a fim de diminuir a ansiedade.

A Accenture também exibiu um um case conquistado internacionalmente, Leandro Cartelli, o Gerente de Aquisição de Talentos da Accenture demonstrou que com o apoio do Indeed, conseguiu alcançar o total de 557 avaliações na plataforma, em sua maioria positiva o que rendeu a estrela 4.1 no ranking de análise. Além disso, a companhia mantém hoje cerca de 10 mil aplicações por ano e cerca de 700 currículos solucionados.

Para Cartelli, conteúdo de qualidade é a chave para alcançar o comprometimento e a imersão de seus colaboradores, e uma forte parceria construída a partir de confiança e transparência é o caminho para o sucesso.

Quais os passos para uma marca empregadora?

Ainda de acordo com Felipe Calbucci, é importante ter em mente outros fatores que contribuem para a marca empregadora. “As avaliações também influenciam os aspectos emocionais e lógicos relacionados às decisões profissionais​. 49% deles contariam para outras pessoas se tiveram uma experiência negativa com a empresa e outros 55% contariam se a experiência foi positiva.”

O Indeed contribui para que as empresas destaquem suas marcas e engajem os candidatos durante a busca de emprego, por isso, listou algumas dicas importantes para as companhias:

  • Forneça informações relevantes para ajudar o candidato a tomar uma decisão;
  • Conecte-se emocionalmente e instintivamente com seus candidatos mostrando como é o dia a dia na sua organização;
  • Exponha as respostas para as perguntas mais importantes dos candidatos em seu Perfil de Empresa.

Foto: Marcos Mesquita

 

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