A gestão de pessoas deve ser o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro
Há décadas, muitos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de identificar os diversos tipos de liderança. Dentre as diversas teorias destaca-se a Teoria dos Traços, em vigor até a década de 40, que analisava o comportamento dos líderes nas empresas. A base desta teoria era acreditar que líderes já nascem líderes e podem ser identificados por meio de características tais como:
- Personalidade forte e sociável;
- Habilidades intelectuais;
- Aspectos físicos, como força;
- Boa aparência.
Segundo a teoria de Chiavenato, a gestão de pessoas deve ser o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.
Liderança pode ser adquirida?
Sim, isso é possível, através da criação de novos hábitos e de treinamentos certos. O que define um verdadeiro líder e seu estilo de liderança, não são características vindas do nascimento, mas seu comportamento diante do mundo, das circunstâncias e das pessoas.
Desde o advento da pandemia algumas características que constituem o perfil de um líder mudaram, e os soft skills são a parte mais importante a ser observada como característica inicial para se tornar um bom líder.
Além destas características soma-se uma trilha intensa de formação e entendimento sobre si, para assumir posições de liderança, seja numa grande companhia ou startup.
Os principais pontos para ser um líder
Para ser um líder é preciso:
- Estimular seu time e mantê-lo motivado;
- Acreditar no seu potencial;
- Transmitir confiança;
Tudo isso para que eles sejam capazes de alcançar suas próprias expectativas e resultados.
O que é ser um líder para os negócios?
Ser um líder, é compartilhar do mesmo propósito, missão e objetivos de seu time e da organização, tendo como missão formar novos líderes. Suas características, tipos e preparação. As principais características de um bom líder é a ética e moral, elas devem ser sua maior marca.
Lembre-se que líder é aquele que inspira e motiva as pessoas, onde o respeito tem que ser mútuo e todos podem aproveitar seus talentos e capacidades para o bem comum.
Qual a importância e peso que um líder tem dentro de qualquer corporação?
O líder, além de descobrir suas principais características, precisa compreender cada uma delas e fazer a diferença dentro e fora do ambiente de trabalho. Observe a seguir sete das principais características de um líder:
- Capacita os membros da equipe com autoridade – Segundo Simon Sinek, escritor norte-americano, tudo começa com um grande propósito! O bom líder precisa sempre fazer uma única pergunta a si mesmo : “por quê?”. Conhece a ti mesmo e entenderá “por que faz o que faz“, com esse entendimento conseguirá influenciar as pessoas;
- Inconformidade com o status quo – Estar pronto e ir atrás desafios, metas arrojadas, formar estimular times de alta performance;
- Disciplina para realizar as tarefas diárias – Ter disciplina diárias é um ponto importante dos soft skills para o perfil dos profissionais da nova economia;
- Habilidade para se comunicar eficientemente – engana-se quem acredita que o mais importante é ser um bom orador, saber se comunicar está ligado às palavras que usa, conteúdo delas, tom da voz e linguagem corporal, – O Corpo Fala;
- Precaução em relação às mudanças – Aqui está 100% ligado às mudanças de mercado e novas situações, exatamente o que está acontecendo neste momento na economia global e perfil profissional. Você está preparado para mudanças, e desapegar de soluções passadas para problemas atuais?
- Competência para entregar resultados – Ser líder é ter obrigações e foco, é tornar os objetivos ambiciosos em realidade e saber atuar em dois principais sentidos: solucionador de problemas e catalisador de grandes resultados;
- Humildade para reconhecer e recompensar seu time – O que o Líder não é, alguém que não apenas ocupa um cargo de comando. O que é: aquele profissional que reconhece e recompensa o trabalho do time. Esse reconhecimento pode ser feito por meio de feedbacks, entre outros;
Essas são características que certamente que podem ser desenvolvidas por você. Ao fazer isso, será possível conquistar patamares cada vez mais elevados.
Visão pessoal do autor
O que é ser um líder de verdade? É desafiar o presente, ter humildade para aprender e criar futuros.
Porque liderança não pode apenas se basear em capacidade, mas sim em habilidades de prever situações e de estar à frente delas em qualquer momento.
O ambiente certo, não necessariamente o lugar físico, dá a cada um a oportunidade de fazer coisas notáveis.
Quando decidir assumir a posição de liderança, faça por inteiro e da melhor forma para fazer a diferença para sua equipe e frente a todos os objetivos que assumirem.
Texto: Ricardo Voltan